Volta por cima

A Fazenda 2020 salva Jesus e novela cresce no Ibope

Reality show ajudou reprise de novela bíblica


Dudu Azevedo como Jesus
Dudu Azevedo como Jesus - Foto: Reprodução/Record

Sem produção inédita na faixa das 21h30, a Record escalou a reprise de Jesus (2018-2019) durante a pandemia do novo coronavírus e a trama demorou para surtir efeito no Ibope. A produção protagonizada por Dudu Azevedo só cresceu com a estreia de A Fazenda 2020, que a sucede na programação. O folhetim também tem se destacado nas noites de jogos exibidos pela Globo e SBT.

De acordo com os dados da Kantar Ibope na Grande São Paulo obtidos pelo NaTelinha junto a fontes do mercado, a trama está com uma média de 7,5 pontos entre os dias 8 de setembro – quando estreou o reality show rural – e 14 de outubro. Esse desempenho cresceu por causa da competição comandada por Marcos Mion.

Muitos telespectadores costumam esperar o início de A Fazenda 2020 e acabam acompanhando Jesus, principalmente em seus últimos blocos. Antes da estreia do programa, a grade da Record no horário das 22h30 girava entre 4,0 e 6,0 pontos. Já com a atração, esses índices foram elevados para 12,0 e 14,0 de média.

Outro detalhe que chama atenção é o fato de Jesus ter uma média de 5,0 pontos pré-reality show. Isso significa que o folhetim cresceu 50% em cerca de um mês. Esses números são ainda mais atraentes para o canal do bispo Edir Macedo nas noites em que ela concorre contra jogos de futebol.

Os recordes de Jesus ocorreram às quartas-feiras e esse desempenho ficou ainda maior com a ida da Taça Libertadores da América para o SBT. A trama tem girado entre 9,0 e 10,0 pontos, enquanto o canal de Silvio Santos tem alcançado uma média de 9,0 e a Globo sempre em torno dos 24,0.

Outro caso curioso ocorreu no último dia 9. A emissora carioca transmitiu a estreia da seleção brasileira nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e a história escrita por Paula Richard teve sua melhor audiência em uma sexta-feira ao consolidar com 10,2 pontos. Contudo, mesmo com o alto índice, o enredo ficou distante da primeira colocação – a Globo fechou com 26,5 de média na ocasião.

Reprise de Jesus está longe da exibição original

Apesar do crescimento de Jesus desde a estreia e A Fazenda 2020, a média geral da reprise está distante de atingir o mesmo desempenho que a primeira exibição. Na época, a produção marcou 9,9 pontos, enquanto a reexibição tem apenas 5,5 de média.

É inegável que o início da reprise foi muito negativo, tanto que chegou a marcar apenas 3,8 pontos em 13 de maio e também em 2 de junho. Além do reforço do reality show, Jesus recebeu o apoio de Amor Sem Igual, única novela inédita na TV brasileira. O folhetim teve 193 capítulos na versão original e a previsão é que a Record siga com a trama até o início de janeiro.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado