Vencedora?

Como Órfãos da Terra pode tirar Globo da seca no Emmy Internacional

Novela das seis da Globo é forte candidata a indicação para o Emmy Internacional


Cena de Órfãos da Terra com Jamil e Laila se beijando
Órfãos da Terra é favorita para uma vaga no Emmy Internacional - Foto: Divulgação

Exibida no ano passado, Órfãos da Terra começa a surgir como uma das grandes favoritas a receber uma indicação para o Emmy Internacional deste ano. Caso a novela escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes garanta uma vaga entre as finalistas na categoria telenovela, este será o retorno da Globo para a lista de indicadas depois de duas edições de fora.

Maior vencedora da categoria, a última vez que a emissora carioca conseguiu indicação foi em 2017 quando Totalmente Demais e Velho Chico estiveram entre as finalistas, mas não levaram o caneco. Já a última vitória brasileira no Emmy Internacional entre as novelas ocorreu um ano antes com Verdades Secretas, que destronou A Regra do Jogo e foi campeã.

Desde então, a Globo acumula fracassos internacionais, embora suas tramas tenham conseguido sucesso local no quesito audiência. Mesmo produções que tinham todo o jeito de garantir uma vaga, como A Força do Querer (2017) ou Além do Tempo (2016), ficaram a ver navios e o Emmy Internacional passou a dar espaço para novelas de outros países como a Turquia, Portugal e até a Colômbia.

Mas a fila parece estar prestes a acabar e graças a Órfãos da Terra. O folhetim, que sofreu para entrar no ar, vem surgindo no cenário internacional com cada vez mais força e é dado como certo na lista de indicados ao principal prêmio mundial de TV, previsto para ser anunciado na última semana de setembro. Caso se confirme o favoritismo, a novela marcará o retorno não apenas da Globo, mas da dupla de autoras ao evento, já que elas foram indicadas e venceram com Joia Rara (2014).

Órfãos da Terra

Como Órfãos da Terra pode tirar Globo da seca no Emmy Internacional

E a força de Órfãos da Terra não é atestada apenas pelo seu prestígio acumulado no Brasil. A novela que ergueu o Ibope do horário das seis da Globo e foi protagonizada por Júlia Dalavia e Renato Góes, vem aumentando cada vez mais seu prestígio internacional e recebendo prêmios e indicações em eventos menores e considerados uma prévia do Emmy Internacional.

Nesta semana a novela foi confirmada entre as finalistas do Seoul International Drama Awards, um dos maiores prêmios da TV na Coreia do Sul. No finzinho do ano passado, a produção que mostrou Alice Wegman em seu primeiro grande papel como a vilã Dalila, se sagrou a grande vencedora do Rose d'Or, premiação francesa, na categoria telenovela.

Logo que esteve no ar, Órfãos da Terra foi exibida numa Feira Internacional nos EUA, como um dos produtos do catálogo da Globo e acabou aplaudida de pé pelos presentes. A trama já foi vendida para mais de 50 países, um marco nos últimos anos da emissora, que não conseguia emplacar vendas internacionais de suas novelas recentes.

Globo no Emmy

Embora a Globo tenha ficado até sem indicações recentes na categoria telenovela nos últimos tempos, a emissora acumula indicações nos últimos anos, como em 2019 quando Marjorie Estiano garantiu uma vaga. A atriz concorreu por sua participação em Sob Pressão e muita gente aposta em seu retorno neste ano.

A última vitória da emissora em dramaturgia no principal prêmio de TV do mundo foi no início deste ano com Malhação: Viva a Diferença. A temporada, que está sendo reprisada, venceu o Emmy Internacional Kids enquanto parte do elenco gravava o spin-off As Five, previsto para estrear em novembro.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado