Desfecho

Fina Estampa: Saiba qual será o final de Tia Íris e Alice

Nos últimos capítulos, trambiqueiras se dão bem e viram caminhoneiras


Eva Wilma e Thaís de Campos como Tia Íris e Alice em Fina Estampa
Tia Íris e Alice na boleia de um caminhão nos últimos capítulos de Fina Estampa; casal se dá bem - Foto: Reprodução/Globo

Em Fina Estampa, após tantos trambiques, Tia Íris (Eva Wilma) e sua fiel escudeira Alice (Thaís de Campos) se dão bem. Com o dinheiro de mais uma extorsão contra Tereza Cristina (Christiane Torloni), as duas compram um caminhão e saem pelas estradas do Brasil tal qual Thelma & Louise – ou como Pedro & Bino, como prefere lembrar a namorada da veterana chantagista.

O imbróglio sobre o mistério que envolve Tereza Cristina só chega ao fim na última semana de Fina Estampa, quando Álvaro (Wolf Maya) revela à vilã que ela, na verdade, é sua irmã. A mãe de Patrícia (Adriana Birolli) é fruto do relacionamento extraconjugal do marido de Íris com a irmã da trambiqueira. Ao contrário do que a velha pilantra inventou para a ricaça, ela não é filha da empregada.

Para que todo o escândalo familiar continue em segredo, Tereza Cristina dá uma última bolada à tia. A chantagista promete esquecer que a vilã é a filha bastarda de seu falecido marido em troca de todo o dinheiro que a socialite carrega na bolsa. “Agora sim, Alice, podemos virar caminhoneiras e curtir a vida”, crava Íris após “assaltar” a própria sobrinha.

No antepenúltimo capítulo, as duas compram um caminhão e partem sem rumo certo. “Já pensou, Íris, querida? Nós duas por esse Brasilzão afora, com nosso possante, comendo prato-feito em birosca de beira de estrada, tomando banho em posto de gasolina... Ai que vida selvagem!”, antevê Alice, excitada.

“Sem cabeleireiro? Sem manicure? Sem depilação?”, indaga Íris. “Dependendo da cidade, um ou outro desses luxos, a gente encontra. Mas o que é uma depilação perto dessa aventura que nós teremos?”, rebate Alice. “Nada! É ótimo! Peludas, mas felizes!”, conclui a mãe de Álvaro.

Em Fina Estampa, Tia Íris decide partir para Greenville: “Eu não disse que voltava?”

Fina Estampa: Saiba qual será o final de Tia Íris e Alice

Já nas estradas, Alice e Íris tentam decidir qual será o primeiro destino. É nesta cena em que o autor Aguinaldo Silva presta uma “auto-homenagem”: entre as cidade consideradas pelo casal, aparecem Asa Branca, Tubiacanga, Resplendor e Santana do Agreste, localidades fictícias de novelas anteriores do escritor.

Diante de tantas alternativas, a dupla opta por Greenville, cidade de A Indomada (1997), em que a atriz Eva Wilma (intérprete de Tia Íris) deu vida à vilã Maria Altiva. No último capítulo daquela novela, a megera morre atingida por um raio divino e surge nos céus da cidade profetizando: “I’ll be back! Me aguardem, eu voltarei!”.

“Well… Não deve ser propriamente uma Manhattan, mas se a batizaram com esse nome, é porque no mínimo o povo lá fala inglês”, diz Íris, ao decidir seguir para Greenville. Na derradeira cena, diretamente da boleia do caminhão dirigido pela namorada, a personagem olha para a câmera e dispara: “Eu não disse que voltava?”.

No penúltimo capítulo, Álvaro recebe uma carta da mãe noticiando que ela e Alice criaram uma agência de transporte de cargas na cidadezinha do interior de Pernambuco. A sequência vai ao ar na última semana da reprise de Fina Estampa, que deve chegar ao fim em setembro, sendo substituída por A Força do Querer.


Fique por dentro dos próximos capítulos de Fina Estampa e outras produções acessando o canal de Novelas do NaTelinha.

Quer saber mais? Confira o resumo semanal da novela Fina Estampa de 20/07/2020 a 25/07/2020.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado