Desempenho

Mesmo em queda, Poliana tem segunda melhor audiência entre as novelas infantis do SBT

Trama será pausada nesta segunda (13), após vários adiamentos e queda nos índices


Sophia Valverde
Sophia Valverde em As Aventuras de Poliana - Foto: Reprodução

A primeira temporada de As Aventuras de Poliana chegará ao fim nesta segunda-feira (13) e seu desempenho de audiência é motivo de comemoração no SBT, apesar dos seus índices estarem caindo nos últimos meses. Desde que o canal de Silvio Santos criou o horário de novelas infanto-juvenis, em 2012, a trama protagonizada por Sophia Valverde é a que tem o segundo melhor resultado, superando Chiquititas (2013), Cúmplices de Um Resgate (2015) e Carinha de Anjo (2016).

De acordo com os dados da Kantar Ibope na Grande São Paulo obtidos pelo NaTelinha junto à fontes do mercado, o folhetim escrito por Iris Abravanel tem média geral de 11,2 pontos. A primeira parte do enredo terminará com 564 capítulos, entrando no hall de produções mais longas da dramaturgia brasileira.

Por ser esticada pelo SBT, o desempenho de Poliana tem caído mês após mês. No início, em 2018, a novela tinha uma média semanal que girava entre 13,0 e 14,0 pontos, superando Carrossel (2012). Só que a média foi caindo e, há um ano, os resultados por semana ficavam entre 10,0 e 11,0.

Mesmo em queda, Poliana tem segunda melhor audiência entre as novelas infantis do SBT

Agora, nos últimos dois meses, As Aventuras de Poliana tem apresentado uma audiência de 7,5 a 9,0, muito longe dos 14,0 pontos que um dia obteve. A trama também perdeu os status de programa mais visto fora da Globo e também não é a novela mais assistida sem ser do canal carioca.

Essa queda no Ibope chama até a atenção porque a produção foi a única que manteve capítulos inéditos na televisão desde abril, quando as gravações de todos os folhetins de todas as emissoras tiveram que paralisar por conta da pandemia do novo coronavírus.

Como a situação da doença não melhorou nas últimas semanas, a equipe de Poliana não conseguiu voltar aos trabalhos e Silvio Santos definiu que a reprise de Chiquititas entrasse no ar no dia 29 de junho, enquanto a novela protagonizada por Sophia Valverde fosse retirada do ar na segunda-feira por falta de novos capítulos.

As Aventuras de Poliana deve retornar ao ar com nova fase em 2021, sendo chamada internamente de Poliana Moça.

Comparações com outras novelas

Mesmo em queda, Poliana tem segunda melhor audiência entre as novelas infantis do SBT

Apesar da audiência de As Aventuras de Poliana estar caindo semana após semana, ela ainda é responsável pela segunda melhor média desde que o SBT inaugurou o horário de novelas infanto-juvenis inéditas, não superando apenas Carrossel, que obteve um desempenho de 12,4 pontos.

Já Chiqutitas, que ocupará o lugar de Poliana na faixa das 20h30, consolidou com uma média de 11,0, mesmo desempenho que Cúmplices de Um Resgate. Carinha de Anjo derrubou esse índice e finalizou seus mais de 400 capítulos com 10,5 pontos.

Confira os índices abaixo:

Carrossel – 12,4 pontos

As Aventuras de Poliana – 11,2

Chiquititas – 11,0

Cúmplices de Um Resgate – 11,0

Carinha de Anjo – 10,5

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado