Exclusivo

Coronavírus em novelas vira motivo de conflito na Globo

Departamento quer colocar o assunto e autores são contra


Thelma em cena de Amor de Mãe, novela terá de falar sobre o coronavírus
Coronavírus faz autores e direção da Globo não falarem a mesma língua - Foto: Divulgação

O coronavírus tem dado muita dor de cabeça à Globo. E não é apenas pela pandemia que já vitimou mais de 25 mil brasileiros e deixou o país todo sob quarentena. O setor de dramaturgia está em atrito sobre a abordagem que deverá ser dada à Covid-19 quando as produções inéditas retornarem. Autores e executivos não falam a mesma língua.

O departamento, que é comandado por Silvio de Abreu, tem feito reuniões periódicas e virtuais com autores para tratar do retorno dos trabalhos e o maior embate tem sido a forma como o coronavírus vai aparecer nas histórias. O diretor defende que a pandemia precisa ganhar destaque em todas as produções inéditas e contemporâneas da Globo, mas roteiristas discordam.

Segundo apurou o NaTelinha, numa das reuniões, uma autor explicou que não gostaria de falar sobre a Covid-19 por considerar que o assunto está desgastado e que é um tema delicado.  O novelista teria dito que alterar sua sinopse por conta da pandemia seria negativo e que a novela já apresenta assuntos relevantes e delicados o bastante.

Outros escritor de uma novela que foi suspensa teria comentado na reunião que entendia que é possível inserir algo a respeito da quarentena, mas que seria insensibilidade falar numa novela de humor escrachado sobre um assunto que provocou tristeza em milhões de pessoas.

Nada disso, no entanto, foi suficiente para convencer a cúpula de dramaturgia do canal. Para os executivos, as novelas precisam tratar de assuntos relevantes e atuais e consideram que o coronavírus neste momento é o tema mais universal que uma produção de dramaturgia poderia tratar.

Coronavírus em novelas vira motivo de conflito na Globo

Sílvio de Abreu já pediu alterações em bloco de capítulos que estavam prontos antes da parada por causa da quarentena. Os autores, mesmo a contragosto, começaram a escrever sobre o assunto, mas insistem em não transformar o coronavírus em grande protagonista das histórias. Extraoficialmente, a data prevista para o retorno das gravações é 13 de julho.

A reportagem apurou também que o Fórum de Dramaturgia, que aprova sinopses e os primeiros capítulos, também pediu para que as próximas novelas de Lícia Manzo, Marcos Wilson e João Emanuel Carneiro encontrem um meio para inserir o coronavírus. Nem Malhação escapou das ordens e as autoras da próxima temporada já se reuniram com a equipe de roteirista para fazer as alterações na história.

Em Portugal, as gravações das novelas já voltaram e o NaTelinha procurou Maria João Costa, responsável por Amar Demais, que estreia em junho na TVI. Ela afirmou que não transformará o coronavírus como tema em sua trama. Atualmente ela está no ar no Brasil, pela Band, que exibe Ouro Verde.

Após a publicação da reportagem, a Comunicação da Globo enviou a seguinte resposta. "Essa afirmação não faz o menor sentido. Não existe uma orientação da direção para que todas as novelas incluam a temática do Coronavírus nas tramas. Os autores e diretores ainda estão avaliando qual a melhor solução pra cada obra diante de todas as limitações impostas pela pandemia".

Socióloga discorda de coronavírus em novelas

O NaTelinha falou com a socióloga Thelma Nascimento e ela discorda da visão de Sílvio de Abreu. Para a especialista, o coronavírus não é apenas um tema universal, mas é um assunto que machuca a população. “Esta é o pior momento da sociedade contemporânea. A pandemia colocou bilhões de pessoas presas dentro de casa, enquanto notícias horríveis, mortes invadiam a TV e a internet”, lembrou ela.

Por causa disso, Nascimento defende a importância da telenovela no cenário pós pandemia. “As novelas têm função preponderante num cenário de retomada porque vão ajudar a aliviar as feridas que estão sendo intensas. Diante disso, as tramas precisam ser escapistas para ajudar os telespectadores a aliviarem a tensão que foi o primeiro semestre do ano”, salientou.

Coronavírus em novelas vira motivo de conflito na Globo

Séries vão falar do coronavírus

Diferente das novelas, nas séries não tem havido grandes discussões a respeito do coronavírus porque os autores entendem que é necessário inserir o assunto. A equipe de produção do Sob Pressão já confirmou que a nova temporada terá a morte de um personagem em virtude da doença.

Até o momento, no entanto, o Globoplay não confirmou nenhuma de suas produções de conteúdo original falando sobre o assunto. Ao menos duas séries serão lançadas depois da pandemia e, como estavam gravadas antes, não falarão do assunto. Desalma, primeira obra de terror da plataforma e As Five, um spin-off de Malhação: Viva a Diferença.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado