Exclusivo

Globo prepara mudanças em Éramos Seis para alavancar Ibope

Novela vai sofrer mexidas da direção da Globo


Lola, de Éramos Seis, boquiaberta em cena da novela
Éramos Seis terá mudanças de roteiro para agilizar trama e aumentar Ibope. Foto: Divulgação

A Globo vai promover alterações no ritmo de Éramos Seis nos próximos capítulos. A emissora está preocupada com os resultados de audiência que a novela vem acumulando e, por causa disso, decidiu dar mais agilidade à história de Ângela Chaves. O próprio Silvio de Abreu está cuidando das alterações no roteiro.

Reuniões sobre os rumos de Éramos Seis foram feitas nas últimas semanas porque a cúpula de dramaturgia da Globo está preocupada e também decepcionada com o desempenho da trama, conforme já havia sido antecipado pelo NaTelinha.

Embora tenha números medianos e que a colocam no mesmo patamar que Órfãos da Terra (2019) e Orgulho e Paixão (2018) e acima de Espelho da Vida (2018), em São Paulo, a produção está com problemas sérios de Ibope em algumas capitais, o que vem prejudicando a média parcial no PNT (Painel Nacional de Televisão).

Por causa disso, a cúpula da Globo entende que será necessário atualizar o roteiro para os desejos do público atual, que é bem diferente do que se viu nos Anos 90, última vez que Éramos Seis foi produzida com sucesso no SBT. A interpretação de todos é de que falta agilidade para as histórias e também aumentar o tom maniqueísta das personagens.

Mesmo com a decisão tomada para aumentar os índices da novela, a Globo convocou um grupo de discussão para enxergar como o telespectador vê a trama e as personagens. Segundo apurou a reportagem, o grupo de discussão de Éramos Seis aconteceu nessa semana, entre terça-feira (26) e ontem (27) e as impressões retiradas dali certamente serão utilizadas no futuro.

As mudanças em Éramos Seis

Preocupada com Ibope de Éramos Seis, Globo antecipa mudanças e vai agilizar história

Decisão que já está tomada é que após a morte de Júlio (Antônio Calloni), prevista para ir ao ar no próximo dia 02 de dezembro. O diretor de Dramaturgia da Globo e autor da versão original de Éramos Seis, Silvio de Abreu, está debruçado sobre os roteiros promovendo as primeiras alterações.

Entre elas será a mudança de postura de Lola (Gloria Pires). A mocinha ficará muito mais empodeirada e assumirá a responsabilidade de cuidar da família, numa leitura bastante moderna sobre o feminismo. Lola não irá apenas sofrer a morte do marido assistindo de forma submissa o desmantelamento da família, ao contrário, sua reação será de mulher prática e que vai atrás do que é necessário.

Quem também sofrerá alguma alteração em seu perfil é Alfredo (Nicolas Prattes). A cúpula da Globo entende que o público contemporâneo busca por vilanizar alguém numa novela e falta este perfil em Éramos Seis. Diante disso, o filho de Lola e Júlio começará a tomar atitudes cada vez mais controvérsias. Não significa que ele se tornará um vilão perverso ou algo assim, é apenas um aumento de temperatura do personagem para atender o desejo dos telespectadores.

Procurada a Globo não confirmou que haja grupo de discussão de Éramos Seis nesta semana e afirmou que não divulga datas desse tipo de processo.

Éramos Seis em números

Preocupada com Ibope de Éramos Seis, Globo antecipa mudanças e vai agilizar história

Éramos Seis completou 50 capítulos na última quarta-feira (27) e acumula média de 20,84 pontos na grande São Paulo. Com o mesmo número de capítulos, a média parcial de Órfãos da Terra era de 21 pontos cravados.

Embora esteja próxima a antecessora, a expectativa da Globo era de que o folhetim estivesse com índices superiores e, o pior, a tendência é que a queda se acentue nos próximos capítulos, já que historicamente as novelas da Globo costumam ter baixas em seus números no Ibope no mês de dezembro e na primeira semana de janeiro.

A previsão é de que Éramos Seis termine na última semana de março do ano que vem. Ela será substituída por Nos Tempos do Imperador, uma espécie de continuação de Novo Mundo e que também será escrita pela dupla Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado