Ibope

Com bons índices em SP, Éramos Seis derrapa em outras capitais e preocupa Globo

Novela está abaixo da meta em seis capitais


Glória Pires caracterizada como Dona Lola em Éramos Seis
Éramos Seis vem patinando no Ibope; Foto: Divulgação

Éramos Seis vem atingindo índices de gangorra no Ibope da Grande São Paulo, a principal praça no mercado publicitário. Embora com média superior aos 21 pontos nos primeiros 20 capítulos, a novela já sofreu fuga de público na região e os números não são tão comemorados em outras cidades que compõem o PNT (Painel Nacional de Televisão). A trama de Ângela Chaves baseada no livro homônimo de Maria José Dupré vem patinando em pelo menos seis praças, sendo quatro com situação preocupante.

Dados da Kantar Ibope indicam que a novela das seis registrou na última semana fraco desempenho no Distrito Federal, em Fortaleza, Goiânia e Manaus. Os números também estão aquém em Belo Horizonte e Salvador. Todas elas mostraram resultado abaixo dos 20 pontos de média, que é a meta para o horário.

A capital que mais preocupa é Goiânia. Entre os dias 14 e 19 de outubro, a novela protagonizada por Gloria Pires registrou apenas 12,5 de média. Para se ter uma ideia, a trama foi menos vista que a reprise de Cúmplices de um Resgate, do SBT, que ficou com 13,2.

No Distrito Federal e em Manaus, o folhetim também está com o sinal vermelho ligado. Foram 14,4 pontos na última semana. Nessas cidades, Éramos Seis ficou 28% abaixo da meta estabelecida para a faixa das 18h pela Globo. Outra capital em que a produção vem sofrendo é Fortaleza. Lá, marcou 15,9 na última semana e marcou um ponto a mais que As Aventuras de Poliana, do SBT, o que mostra dados preocupantes. 

Em Salvador e Belo Horizonte os números estão melhores, mas ainda abaixo da meta. Na capital de Minas Gerais, a trama marca 17,9, enquanto em Salvador, uma das praças mais delicadas para a Globo, ficou com 18,7, marcando apenas 2,3 pontos a mais que Topíssima, da Record, que teve 16,4 na região.

Com bons índices em SP, Éramos Seis derrapa em outras capitais e preocupa Globo

O NaTelinha apurou que os números preocupam a Globo. A emissora entende que os índices baixos em um quarto das praças é alarmante, principalmente porque há outras duas capitais que também estão em viés de queda e isso pode significar problemas futuros em outras regiões. A dramaturgia do canal está monitorando os índices de todas as 15 praças da Kantar Ibope.

Procurada, a Comunicação da Globo explicou que "se comparada com suas antecessoras no PNT, considerando a média das 3 semanas , ‘Éramos Seis’ manteve o mesmo patamar de ‘Órfãos da Terra’ e superou ‘Espelho da Vida’. A novela mantém sua audiência desde a estreia, no PNT, de 21 pontos. Além disso, ‘Éramos Seis’ é líder de audiência em todas as praças. Inclusive nas que você cita".

Éramos Seis no PNT

Mesmo com seis praças apresentando problemas de Ibope para Éramos Seis, a novela está acima da meta no PNT (Painel Nacional de Televisão). Na última semana a média foi de 20,8 pontos. A PNT registra a média das quinze praças em que há medição de audiência.

Os números foram puxados para cima graças ao bom desempenho em capitais como Recife (29,2), Porto Alegre (26,3), Belém (25,5) e Florianópolis (24,1). Em São Paulo (20,8) e no Rio de Janeiro (22,1) a produção segue acima da meta.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado