Record TV

"Câmera Record" investiga causas da pior seca dos últimos 150 anos no Brasil


camerarecord-seca(1)_6d850a4dc0916fe5fc09c22c27743429220e56ad.jpeg
Fotos: Divulgação/Record TV

O "Câmera Record" deste domingo (19), investiga o motivo pelo qual o Brasil passa pela pior seca dos últimos 150 anos. Os repórteres percorreram 2.300 km entre três estados brasileiros: Ceará, Piauí e Pernambuco, em uma jornada pelo semiárido nordestino, castigado pela falta de chuva.

São quase 800 cidades em situação de emergência pela falta de água. Em Salitre, no Ceará, a equipe se depara com terra seca, de coloração alaranjada, e campos inteiros desfolhados.

O programa descobre que, no pequeno distrito de Lago dos Crioulos, descendentes de escravos passam sede. E que a falta de água no quilombo se deve a um simples caminhão quebrado.

\"Câmera Record\" investiga causas da pior seca dos últimos 150 anos no Brasil

O responsável pela distribuição na comunidade quilombola, ao ser questionado, responde sem meias palavras: "O caminhão estava quebrado, entendeu? O caminhão quebrou e eu por isso não fui colocar mais água".

No estado de Pernambuco, 62 municípios estão em situação de emergência devido à seca. Metade dos reservatórios de água opera com menos de 10% da capacidade.

Em Dormentes, que tem apenas 18 mil habitantes, pequenos agricultores tentam amenizar os efeitos da estiagem. Oswaldo herdou a propriedade de oito hectares do sogro, mas tornou-se refém da falta de chuva. "A gente tem que enfrentar com coragem. Garra e coragem, não tem que encarar muito isso... Porque toda vida a gente enfrentou seca. Não é o primeiro ano que se enfrenta seca no Nordeste", diz ele, com certa esperança e muita resistência.

\"Câmera Record\" investiga causas da pior seca dos últimos 150 anos no Brasil

O "Câmera Record" vai ao ar a partir das 23h45, na Record TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado