Notícias

Documento NT visita a Record Goiás e acompanha todos os jornais


documentont-recordgoias.jpg
Fotos: Gabriel Vaquer/NaTelinha

O Documento NaTelinha continua sua série de reportagens sobre as emissoras locais de Goiás, que estão em bastante evidência por conta de uma grande disputa de audiência no estado entre TV Anhanguera/Globo, TV Serra Dourada/SBT e Record Goiás.

Nesta última segunda (21), você conferiu os bastidores da afiliada da emissora de Silvio Santos. Agora, você acompanha a visita do NaTelinha à Record Goiás, que é um dos canais próprios da rede pelo Brasil.

Comprada em 1990, a antiga TV Goyá foi uma das primeiras emissoras que transmitiram a Record depois que ela passou a ser controlada pelo bispo Edir Macedo. Atualmente, a Record Goiás está um bom momento: no mês passado, inaugurou sua nova sede. Com um amplo espaço e arquitetura moderna, o novo prédio é imponente e pode ser considerada uma das mais bonitas sedes de emissoras locais de todo o país. Em termos de audiência, os jornais locais tem se destacado. O “GO Direto da Redação”, hoje apresentado por Fernanda Arcanjo, marca 3 pontos de média e briga pela liderança.

O “Goiás no Ar”, de Alysson Lima, mas que por enquanto está nas mãos de Douglas Fernandes, enquanto o titular foi para o Rio de Janeiro por três meses (e segundo apurações, a chance dele ficar por lá é bem grande), é líder absoluto de audiência, com 6 pontos de média. Já no meio-dia, existe o “Balanço Geral”, ancorado por Oloares Ferreira, que marca 10 pontos de audiência e também chega à liderança.

O destaque, porém, vai para o “Goiás Record”, jornal apresentado por Silvye Alves e Carlos Magno. A atração marca médias em torno dos 15 pontos. Com a Copa, esta média caiu para 13, mas não raramente é líder de audiência, vencendo a novela das 19h da Globo.

Dentre as atrações nacionais, destacam-se o “Cidade Alerta”, de Marcelo Rezende, que fecha com 10 pontos de média e, também não raramente, é líder absoluto de Ibope. O “Domingo Espetacular” também vai bem: fechou junho com 11 pontos, atrás de Silvio Santos, mas já chegou a 14 e liderança contra o “Fantástico”.

Visita do repórter

Esta visita teve uma particularidade interessante: como acompanhamos todos os jornais, fiquei no canal por dois dias seguidos: quarta (16) e quinta (17). Na quarta, acompanhei o “Balanço Geral GO” e o “Goiás Record”. Este último estava sem o seu titular, Carlos Magno, de férias, sendo substituído por Paulo Henrique. No “Balanço Geral”, chego por volta de 12h30. Oloares se mostra simpático. Na nossa conversa, destaco dois pontos. O primeiro era o sucesso de seu WhatsApp, divulgado no ar. Quando vi pela primeira vez, tinha pouco menos de 9 mil mensagens. Trinta minutos depois, já haviam mais de doze mil.

“É impressionante. E se eu não respondo, as pessoas ficam chateadas. Eu tento responder sempre, fico um tempo na frente do computador, respondendo e-mails. No WhatsApp, eu tenho até que colocar no modo avião, porque as pessoas não param de mandar, e aí, fica impossível de responder”, disse Oloares. Ele destaca também o sucesso do “Balanço Geral nos Bairros”, projeto que acontece uma vez por mês e também ocorre em outras cidades, como Brasília e Salvador: “Temos uma média de cinco mil pessoas. Começamos com um tablado e uma tenda em cima. Agora, temos estrutura grande, porque vai muita gente”.

Em minha conversa com o departamento comercial, eles frisam ainda mais este sucesso: “Já tivemos eventos com 10 mil pessoas passando pelo local. É muita gente. Nós mesmos ficamos impressionados com o sucesso”.

Por último, o que me chama a atenção é como Oloares virou apresentador: “Eu era repórter, e, do nada, o apresentador pediu demissão no ar. Ficamos atônitos. E no intervalo, me mandaram colocar uma roupa e falaram: ‘você vai entrar no ar’. Eu estava muito tenso. Depois, me falaram para ficar no programa enquanto não contratavam alguém. E eu fui ficando dez dias, quinze dias, deu um mês... Então, falei que queria entrar no páreo para apresentar. E acabei ficando. Antigamente, o programa se chamava ‘Goiás Urgente’, e desde 2007, está com o nome de ‘Balanço Geral’, sempre com muito sucesso”.

À noite, acompanho o “Goiás Record”. Noto uma Silvye e um Paulo Henrique concentrados, e gravando uma boa escalada. O jornal é mais tradicional, mas tem espaço para opiniões e improvisações. Conversando com André Ramos, diretor de jornalismo do canal, ele me explica o sucesso do noticiário: “As pessoas querem ver o que Silvye e Carlos têm para falar, eles são respeitados. O Carlos, por ser um cara de grande credibilidade aqui, e a Silvye que está em um ótimo momento, por essa participação no ‘Cidade Alerta’, por estar em evidência. É uma dupla afinada”. Falo com Silvye sobre a participação no programa de Marcelo Rezende: “Devo muito a ele, de verdade. Me ajuda sempre que pode”.

Volto ao canal na manhã seguinte, para acompanhar os jornais matinais. Primeiramente, vejo o “GO Direto da Redação”, diretamente do switcher. Acompanho um noticiário seguro, mesclando notícias nacionais e locais, e com duas entrevistas ao vivo, o que para um programa exibido por volta das 6 da manhã é um grande feito.

O “GO Direto da Redação” é apresentado por Fernanda Arcanjo, que substituiu Manuela Queiroz, que no último mês de junho foi para São Paulo apresentar o bloco de esportes do “Fala Brasil”. Converso com Fernanda após o jornal. Ela me esclarece que já trabalhou na emissora por três anos, e que estava na filial de Santos: “Eu era repórter de rede lá. Resolvi voltar, porque vi como Goiânia estava em evidência, e eu fiquei muito animada. O clima aqui é excelente, a nova sede está linda. Voltei em um melhor momento da emissora. Mudou muita coisa, e para melhor”. Fernanda, desde que chegou, emplacou duas reportagens no “Domingo Espetacular”, e naquele dia, já começava uma terceira.

Por último, vimos o “Goiás no Ar”, parte no switcher, parte no estúdio. Gosto do estilo do Douglas Fernandes, com voz imponente e estilo brincalhão. Como um fato urgente aconteceu ao vivo, o programa tem uma certa correria no fim. Entretanto, tudo dá certo e o fato vai ao ar, mostrando agilidade. Ao fim, converso com o apresentador, que já sabe da possibilidade de ser efetivado: “Como eu tenho a possibilidade de ser efetivo aqui, já estou tentando dar uns toques meus no jornal. O respaldo do público, e da direção, tem sido interessante”.

Douglas começou no rádio e trabalha com comunicação há muito tempo. “Meu pai é radialista faz 40 anos. Quando eu era pequeno, ia com ele ver os programas do estúdio e eu me apaixonei”, contou. Na Record, ele está desde 2004, passando por todos os jornais. “Já apresentei o ‘Balanço Geral’, o ‘Goiás Record’, o ‘Direto da Redação’, então sou meio que um coringa aqui. (risos) Mas é bom ter a confiança da direção da emissora”, finalizou.

Bom, ficamos por aqui. Encerramos esta série de reportagens sobre a televisão goiana. Esperamos que tenha gostado. Um próximo Documento NT chega em breve. Até lá!
 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado