Cartaz do Supercine

Titanic causou estardalhaço em estreia na Globo e gerou contra-ataque do SBT

Filme deu recorde de audiência em 2000, com índice digno da então novela das oito, Laços de Família


Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em Titanic
Leonardo DiCaprio e Kate Winslet se consagraram como Jack e Rose em Titanic - Foto: Divulgação
Por Walter Felix

Publicado em 10/06/2023 às 11:05,
atualizado em 10/06/2023 às 14:58

Titanic é o cartaz do Supercine neste sábado (10), em lembrança ao Dia dos Namorados da próxima segunda-feira, 12 de junho. O filme campeão de bilheteria, lançado nos cinemas em 1997, também causou estardalhaço quando passou pela primeira vez na Globo, há 23 anos.

Depois de levar 17 milhões de espectadores às salas brasileiras, Titanic foi exibido primeiro na TV a cabo. Em 26 de setembro de 1999, às 19h, o longa-metragem dirigido por James Cameron, com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, passou no Telecine, pertencente ao Grupo Globo.

Na TV aberta, o megasucesso demoraria ainda um ano para aparecer. A exibição do filme sobre o “navio dos sonhos” foi a grande atração da emissora carioca entre os especiais de fim de ano em 2000. Por conta da longa duração (mais de 3h), a história foi dividida em duas partes, na quinta e na sexta-feira, após a então novela das oito.

Para a exibição, a Globo conseguiu quatro patrocinadores de peso: America Online, MasterCard, Fiat e Banco Real. A primeira parte teve ainda apresentação de Carolina Ferraz, hoje na Record. O segundo episódio contou com uma retrospectiva dos acontecimentos do dia anterior.

Imagem da thumbnail do vídeo

Audiência de Titanic chegou perto de capítulo histórico de Laços de Família

Titanic causou estardalhaço em estreia na Globo e gerou contra-ataque do SBT

O Jornal do Brasil informou naquela época: “Depois de tanta propaganda, a exibição da primeira parte do filme Titanic, quinta, na Globo, teve ibope de superprodução: 51 de média, com 57 de pico. Em segundo lugar no horário, o SBT registrou meros 10 pontinhos”.

O índice era digno de Laços de Família (2000), febre na época com o drama de Camila (Carolina Dieckmann), que lutava contra a leucemia. O capítulo em que a personagem aparece careca pela primeira vez, em 11 de dezembro daquele ano, registrou um índice bem próximo: 55 pontos.

+ De volta aos cinemas, Titanic foi o único filme a romper os 50 pontos na TV

Já O Estado de S.Paulo cravou: “Para quem disse que a Globo investia demais num filme que milhões de pessoas já tinham visto, Titanic foi uma surpresa”. A reportagem enfatizou que a faixa das 22h13 à 0h21, quando o filme foi exibido, registra médias de, no máximo, 40 pontos.

SBT fez frente à exibição de Titanic na Globo

Titanic causou estardalhaço em estreia na Globo e gerou contra-ataque do SBT

Sabendo do impacto que Titanic causaria na TV aberta, o SBT se preveniu. A emissora programou um making of da superprodução para o SBT Repórter daquela semana. Em cima da hora, a Fox, que havia cedido as imagens no ano anterior, alegou que o canal não tinha os direitos de exibição sobre o material.

O motivo teria sido pressão da Globo com a Fox. Com o impasse, o SBT exibiu uma nota explicando que não exibiria o making of. Em seu lugar, passou um clipe de Celine Dion, intérprete de My Heart Will Go On, tema de Titanic, além de imagens do filme e a reprise de uma matéria sobre o Vietnã.

De acordo com o Jornal do Brasil, o SBT continuou anunciando o making of de Titanic mesmo sabendo da proibição. “Moral da história: o programa daquele dia teve média de 12 pontos, maior do que a obtida na primeira exibição da reportagem do Vietnã.”

Havia ainda outra carta na manga da emissora de Silvio Santos. Poucos dias depois, em 2 de janeiro de 2001, o canal também exibiu Titanic. Só que outra versão, anterior à de James Cameron, produzida para a TV norte-americana e com Catherine Zeta-Jones no papel principal.

+ Veja como estão hoje os atores de Titanic, 25 anos depois

Imagem da thumbnail do vídeo

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado