Amor Estranho Amor

De Vera Fischer a imbróglio na Justiça: Curiosidades sobre o filme "proibido" de Xuxa

Amor Estranho Amor será exibido na madrugada desta sexta-feira, pela primeira vez na TV


Vera Fischer, Tarcísio Meira e Xuxa em filme
Elenco de Amor Estranho Amor - Foto: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 11/02/2021 às 17:10,
atualizado em 11/02/2021 às 17:26

O Canal Brasil programou para a madrugada desta quinta (11) para sexta-feira (12), à 00h30, a exibição do polêmico filme Amor Estranho Amor (1982) - pela primeira vez na TV -, em que Xuxa Meneghel, então aos 18 anos e antes da fama, vive uma prostituta e faz cenas de sexo com um menino de 12. Proibida no país durante décadas, a produção sempre levantou curiosidades sobre o longa. Além das polêmicas envolvendo a rainha dos baixinhos, há também detalhes sobre a vida pessoal do ator que contracenou com a apresentadora.

Por muito tempo, Xuxa conseguiu barrar na Justiça a exibição do longa, mas passou a permitir sua comercialização há cerca de três anos. Desde então, ela fala abertamente sobre o assunto em entrevistas e há muitas curiosidades sobre a produção.

Em Amor Estranho Amor, Xuxa é coadjuvante. O elenco conta com nomes de peso na época, como Tarcísio Meira, Vera Fischer e Mauro Mendonça. No longa de Walter Hugo Khouri, a apresentadora interpreta uma adolescente vítima de exploração sexual. Ao longo da carreira, o filme foi usado como forma de atacar a loira. Sempre houve quem insinuasse que se tratava de uma produção pornográfica, o que não é verdade.

Confira algumas curiosidades do filme abaixo:

Polêmica com Xuxa

De Vera Fischer a imbróglio na Justiça: Curiosidades sobre o filme \"proibido\" de Xuxa

Xuxa fez parte do elenco do filme, mas não permitiu que Amor Estranho Amor fosse lançado em VHS ou DVD, embargando o lançamento na Justiça. Sua defesa alegou que o contrato não autorizava imagem para Home Video e até hoje a produção não é vendido no Brasil. A apresentadora foi dona dos direitos do longa durante 30 anos e pagou cerca de US$ 60 mil por ano para a produtora não colocá-la em circulação.

Contudo, é possível encontrar o filme em sites internacionais, já que foi lançado nos Estados Unidos. Ela chegou a entrar com um processo na justiça do país norte-americano na década de 1990, mas acabou perdendo. A rainha dos baixinhos já deu declarações sobre a participação na produção.

“É muito bom (ter sido perguntada sobre o filme), porque cada vez que eu falo sobre isso as pessoas levantam essa bandeira, dizendo: mas você transou com um garoto de 12 anos num filme. Então, vamos lá: eu não transei, aquilo é ficção, é ficção, senão, o Arnold Schwarzenegger deveria estar preso, porque matou um monte de gente nos filmes dele”, disse Xuxa em entrevista ao jornal O Globo, no ano passado.

“Quem não viu o filme, por favor, veja”, acrescentou. “Porque esse filme fala de uma coisa muito atual, que é a exploração infantil, isso é a realidade de muita gente. Não é minha realidade, mas é a realidade de muita gente. Então, antes das pessoas me criticarem, as pessoas deveriam saber que isso existe, diariamente, nesse país e no mundo todo, mas, principalmente, nesse país. Muitos meninos e meninas são vendidas, vendidos e vendidas para políticos, para pessoas que se dizem que têm poder, então, isso é muito importante as pessoas falaram, sim, desse filme”, completou.

Marcelo Ribeiro

De Vera Fischer a imbróglio na Justiça: Curiosidades sobre o filme \"proibido\" de Xuxa

O ator foi a criança envolvida na polêmica com Xuxa. Ele admitiu que enfrentou problemas na sua vida pessoal por causa do filme, entretanto, saiu em defesa de Xuxa, em entrevista para Antonia Fontenelle, no seu canal do YouTube. “Preconceito existe. 'Ah, o garoto que fez tal coisa'. Sempre fui julgado por aquele papel que atuei. Eu não fiz nada. Só atuei. Fiz o filme errado com a pessoa errada e com o tema errado. As pessoas julgam”, explicou.

“Foi uma relação extremamente profissional. Ela nunca encostou em fio de cabelo meu. Ela sempre me respeitou. Tive a oportunidade de encontrá-la em uma outra ocasião, em um programa da nossa querida Hebe Camargo [1929-2012]”, defendeu. “É uma pessoa que não tenho uma vírgula para falar. Tudo que aconteceu, toda a polêmica que foi gerada... Se a pessoa é ameaçada e encurralada, ela vai tomar atitudes e vai se manifestar”, completou.

Marcelo ficou muitos anos longe dos holofotes, mas foi encontrado em 2006 e deu várias entrevistas sobre o filme. Em 2007, por conta da sua popularidade momentânea, acabou fazendo um novo filme erótico. Depois disso, retornou ao anonimato.

Elenco de peso

De Vera Fischer a imbróglio na Justiça: Curiosidades sobre o filme \"proibido\" de Xuxa

Xuxa estava iniciando sua carreira quando fez Amor Estranho Amor, entretanto, o elenco era recheado de estrelas da TV. Vera Fischer interpretou a personagem Anna, enquanto Tarcísio Meira deu vida ao Doutor Osmar. Mauro Mendonça, Otávio Augusto, Walter Forster e Rubens Ewald Filho foram outros nomes de peso que participaram da produção.

Por sinal, Vera Fischer recebeu muitos elogios da crítica especializada e ganhou dois troféus como melhor atriz. Um acabou sendo no Festival de Cinema de Brasília e outro no Prêmio Air France de Cinema. No mesmo evento, Xuxa foi eleita revelação mirim.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado