Exclusivo

Globo perde Ibope e streaming já lidera no domingo

Emissora lidera, mas participação do streaming aumenta e se aproxima da líder


Globo e Netflix, em montagem de logos
Globo sofre com o streaming - Foto: Montagem
Por Daniel César, com Sandro Nascimento

Publicado em 24/01/2023 às 04:51,
atualizado em 24/01/2023 às 09:51

A Globo enfrenta uma debandada do público em 2023, ao menos é o que aponta a Kantar Ibope. Dados da empresa revelam que a rede carioca, líder de audiência desde o início dos anos 70, já vê o streaming na cola e chegou a ser ultrapassada pelas plataformas nas tardes do último domingo (22). O caso também aconteceu na última sexta-feira (20) e, embora não seja preocupante do ponto de vista comercial, pode afetar o canal a médio prazo.

O relatório do Ibope a que o NaTelinha teve acesso mostra índices que chamam a atenção. No domingo, entre meio-dia e 18h, momento em que a Globo apresentou a parte final do Esporte Espetacular, a Temperatura Máxima, a série Pluft e a estreia da terceira temporada do The Masked Singer Brasil, a emissora ficou com a média de 9,3 pontos, enquanto a soma dos serviços de streamings teve 10,0. Isso significa dizer que a maior parte do telespectador que ligou a TV no período da tarde, preferiu sintonizar uma plataforma a assistir a Globo.

Na sexta-feira ocorreu fenômeno semelhante, mas na madrugada. Enquanto a Globo foi sintonizada por 4,2 pontos e 21,5% das TVs ligadas, o streaming era visto por 4,8 pontos e 24,6% dos aparelhos que estavam ligados. Mesmo na tarde, quando a emissora carioca liderou, a diferença foi pequena, com a Globo obtendo 10,4 de média e o streaming ficando com 10,3.

Streaming vira líder de audiência aos domingos:

  • 1º - Streaming - 10 pontos
  • 2º Globo - 9,3 pontos
  • 3º Record - 6,8 pontos
  • 4º SBT - 5,9 pontos
  • 5º TV paga - 4,4 pontos
  • 6º Band  - 1,1 pontos
  • 7º TV Cultura - 0,4 ponto
  • 8º RedeTV! - 0,1 ponto

Kantar Ibope - Grande São Paulo - 22 de janeiro de 2023 - horário: 12h às 18h

Para se ter uma ideia, Ted Sarandos, novo CEO da Netflix, afirmou na semana passada, em entrevista a Bloomberg, que o serviço representa 7,5% da audiência total dos Estados Unidos e quer chegar a 25%. Lá, a TV aberta representa 24,7% do share, enquanto a TV a cabo segue com 30,9% e o streaming lidera com 38,1%.

Numa comparação, aqui no Brasil, na sexta-feira, a TV aberta ficou com 57,9% da participação das TVs ligadas. Em seguida, apareceu o streaming com 22,3% e a TV a cabo, que teve 7,8% e outros - jogos, YouTube e etc - abocanharam o restante. Isso significa dizer que a cada 100 TVs ligadas no domingo, 22 assistiam ao streaming na Grande São Paulo.

Os dados tanto da Globo quanto da TV aberta ainda são maiores no Brasil, mas ao comparar com o fenômeno que aconteceu nos EUA, essa liderança parece ameaçada pelo streaming.

Globo vê streaming na cola

imagem-texto

Segundo dados da Kantar Ibope para a Grande São Paulo a que o NaTelinha teve acesso junto a fontes do mercado, na última sexta-feira, a Globo marcou média de 12,3 pontos entre 06h e meia-noite, que é o horário considerado oficial para o mercado publicitário. No mesmo período, a TV paga atingiu 3,2 pontos e o streaming chegou a 9,2. Somados, os dois marcaram 12,4, superando a emissora líder por um décimo.

Além disso, o streaming superou com relativa tranquilidade os índices de Record e SBT, que marcaram 4,6 e 3,7, respectivamente, ficando na cola da TV paga, que superou os dados de todas as outras emissoras de TV aberta.

Se a comparação for com a participação de televisores ligados, os dados também mostram resultados alarmantes para a Globo. A emissora fechou com 29,7%, isso significa que a cada 100 televisores, perto de 30 sintonizavam a emissora em média na sexta. O streaming abocanhou 22,3% da participação, enquanto o share da TV paga foi de 7,8%, ou seja, somados os dois chegaram a 30,1%.

Se esse dia foi preocupante, o domingo não foi diferente. Os dados revelaram que a Globo obteve média de 10,4 pontos, com 26,5% de share. No mesmo dia, a TV paga ficou com 3,9 pontos de média, sendo 9,8% de participação e o streaming alcançou 9,1 pontos, com 22,6% de participação. Na somatória, os dois tiveram 13 pontos e 32,4% de participação.

Os dados alarmantes colocam em risco a soberania da Globo, que já chegou a ter 70% de toda a audiência da TV no país e, atualmente sofre para ficar com 35% em dias bons. Porém, em termos publicitários muda-se muito pouco, já que os dados da PayTV e também do streaming representam a soma de todos os canais e serviços. Isso significa dizer os mais de 100 canais da TV fechada e todas as plataformas como Netflix, Globoplay, Prime Video e HBO Max, o que coloca a publicidade fragmentada, diferente da Globo que abocanha tudo para ela.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado