Justiça

Cineasta brasileiro processa produtor de Narcos e exige mais de R$ 5 milhões

Narcos teve grande sucesso na Netflix e José Padilha quer reparo financeiro


José Padilha e Eric Newmann abraçados
José Padilha e Eric Newmann; profissionais agora brigarão na Justiça - Foto: Divulgação

José Padilha, cineasta por trás de Narcos, da Netflix, entrou com uma ação na Justiça dos Estados Unidos contra Eric Newman, produtor executivo do sucesso do straming. O brasileiro garante que ele lhe deve mais de US$ 1 milhão (mais de 5,1 milhões de reais na cotação atual).

A acusação, conforme publicou a revista Variety, é de que Newman teria violado um acordo para dividir os lucros da série protagonizada por Wagner Moura. A queixa é que o profissional teria recebido "vários milhões de dólares em receita decorrentes ou relacionadas a Narcos que não foram relatadas aos autores". A ação busca recuperar 50% de todas as receitas não declaradas.

Newman tem longa relação com a Netflix. Atualmente, produz Rebel Moon, produção que possui um grande orçamento do diretor Zack Snyder. Já Padilha ganhou notoriedade em 2002, quando produziu o documentário Ônibus 174, sobre um sequestro de ônibus no Rio de Janeiro. Também capitaneou o Tropa de Elite (2007), sucesso do cinema nacional.

Acordo por Narcos

Brasileiro processa produtor de Narcos por mais de 5 milhões

Segundo Padilha, ainda, os dois teriam feito um acordo em 2013 para produzir Narcos em conjunto. A série foi um sucesso no streaming.

À época, José Padilha se encontrou até com o chefão da Netflix, Ted Sarandos e o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, para falar sobre o projeto.

Segundo o jornal americano The Hollywood Report, a produção foi beneficiada pela política de incentivo lançada pelo governo que prevê reembolso em dinheiro para produção audiovisual nacional e internacional rodada na Colômbia. Séries sobre narcotráfico no país são extremamente normais, além de terem um grande êxito com o público local.

Onde assistir Narcos?

"A notória série sobre o tráfico é baseada na história real de violência e poder dos cartéis colombianos", diz a sinopse da série, que pode ser assistida na íntegra pela Netflix. Narcos e Narcos: México possuem, ao todo, seis temporadas. 

 

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado