Gigante

Viacom e CBS concluem fusão e prometem investimento bilionário anual

Empresas se juntaram e querem liderar o setor


The Big Bang Theory
The Big Bang Theory é uma das séries que faz parte da nova empresa - Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (05), a Viacom e a CBS anunciaram a conclusão da fusão entre as empresas, que agora se chama ViacomCBS e tem como objetivo bater de frente com poderosas marcas do audiovisual, como a Netflix, Disney +, Prime Vídeo e Apple TV+.

“Este é um momento histórico que reúne duas empresas icônicas para formar um dos mais importantes produtores e fornecedores de conteúdo do mundo”, declarou o presidente e CEO da empresa, Bob Bakish.

“Através da combinação dos ativos, capacidades e equipes talentosas da CBS e da Viacom, a ViacomCBS criará e fornecerá conteúdo premium para suas próprias plataformas e para outras, além de fornecer soluções inovadoras para anunciantes e distribuidores em todo o mundo”, acrescentou.

O executivo está satisfeito com o novo momento da empresa e acredita que a fusão trará frutos. “Estou empolgado com a oportunidade que temos de servir nossos públicos, parceiros criativos e comerciais e funcionários, enquanto geramos valor significativo a longo prazo para nossos acionistas”, comentou.

ViacomCBS e suas produções

Viacom e CBS concluem fusão e prometem investimento bilionário anual

A empresa terá mais de 140 mil episódios de televisão e 3,5 mil filmes, com US$ 13 bilhões para investir anualmente em novos conteúdos. A empresa será responsável por 22% da audiência da televisão americana, além de conter a maior parcela de transmissão e exibição a cabo nos principais dados demográficos do público.

Com a junção, a nova empresa já nasce detentora de grandes produções que variam um cardápio e tanto que vão de The Big Bang Theory e Jane The Virgen, até o reality show de sucesso De Férias com o Ex. É que a fusão colocou num único guarda cuva emissoras como a própria CBS, além da MTV e o Showtime, responsável pela exibição da premiada série Homeland.

Quando foi anunciado a fusão, a imprensa americana afirmou que o próximo passo da nova empresa seria apostar no streaming para bater de frente com a Netflix e outras empresas do ramo. A CBS já possui sua própria plataforma que, até o momento, funciona exclusivamente para o país. Não se sabe se haverá mudança de nome ou se o novo conglomerado tentará fortalecer a marca CBS All Access no mercado mundial.

A guerra dos streaming

Vale lembrar que a fusão tem sido um movimento do mercado do entretenimento para combater o crescimento da Netflix. Há pouco tempo foi anunciado pela Disney a aquisição do Grupo Fox que formou um conglomerado de peso, com direito a grandes produções em seu catálogo, como "Os Simpsons".  O Disney + foi disponibilizado para os EUA  recentemente e, para o resto do mundo será a partir do ano que vem.

Quem também já anunciou sua própria plataforma é o grupo Warner que se uniu a AT&T, detentora de diversos canais importantes. Batizado de HBO Max, o streaming terá produções que variam desde "Game of Thrones" até aquela que é considerada como a sitcom mais importante da história, "Friends".

E ainda tem a Apple. A poderosa marca de tecnologia já lançou sua Apple TV+ que tem apostado em conteúdo original.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado