Demissões

De João Palomino a Rafael Oliveira: Jornalistas deixam ESPN Brasil em reformulação do canal

Canal de esportes anuncia mudanças em período de alta na audiência


Joao_Palomino_Rafael_Oliveira__ESPN_4dbe3dbcf26600b4c983458a227fd6d7b9073b9e.jpeg
João Palomino e Rafael Oliveira não fazem mais parte da ESPN Brasil. Foto: Montagem

A ESPN Brasil pegou muita gente de surpresa nesta quarta-feira (14) ao anunciar a demissão de diversos profissionais que estavam há anos na emissora. Mesmo passando por um bom momento no Ibope, o canal esportivo pertencente à Disney mandou embora nomes como João Palomino e Rafael Oliveira.

A demissão de João Palomino chamou a atenção por ter um dos cargos mais altos da empresa. Muita gente o conhece porque ele foi, por muitos anos, locutor dos canais ESPN, além de ter sido um dos principais apresentadores do "Linha de Passe". Desde 2012, no entanto, ele exercia a função de vice-presidente de produção e jornalismo, assumindo o lugar que foi de José Trajano desde a fundação da emissora no Brasil, em 1995.

Palomino foi o nome por trás da reformulação na grade de programação do canal que, desde meados de 2014 passou a apostar mais em programas ao vivo e que aliam esporte com entretenimento. Sob a gestão dele, a emissora alçou para a fama nomes como Alê Oliveira e Rômulo Mendonça, adeptos do jornalismo "engraçadinho". Também foi sob sua batuta que programas de análise de futebol tomaram conta da grade diária, além de apostar em várias edições semanais do "Linha de Passe".

Menos famoso, mas com rosto até mais conhecido nos últimos tempos, Rafael Oliveira estava no grupo desde 2013, quando trocou o Esporte Interativo pela ESPN. Além de comentar partidas de menor apelo (já que os dois principais comentaristas de jogos são Mauro Cézar Pereira e Paulo Calçade), Rafael era um dos titulares do programa "Futebol no Mundo" e dava expediente diário no "Bate Bola Bom Dia",  que na reformulação de 2019 passou a se chamar "ESPN Bom Dia".

Além dos dois, também foi demitido Arnaldo Ribeiro. Conhecido como "favoritaço" porque, desde 2015 passou a apontar um grande favorito para o título brasileiro logo na primeira rodada a quem ele chamou de "favoritaço". Em 2019, Ribeiro ganhou evidência por ser um dos grandes críticos do uso do VAR, o árbitro de vídeo. Ele participava esporadicamente de programas da ESPN, além de exercer a função de chefe de redação.

Também deu adeus à emissora esportiva, Eduardo Tironi. Editor-executivo, ele aparecia muito pouco, mas costumava participar de alguns programas, como o "Linha de Passe" e o "Futebol na Veia". Tironi estava no canal desde 2012.  Já Renata Netto, menos conhecida do grande público, era gerente sênior desde 2013, além de coordenadora dos canais.

Procurada, a ESPN enviou nota oficial ao NaTelinha confirmando os desligamentos. Confira:

A ESPN vive um processo de transformação e adaptação para atender aos fãs, acionistas e clientes de esportes em meio às constantes mudanças no consumo de conteúdo. A reformulação faz parte do planejamento da emissora para o próximo ano que seguirá apostando no conteúdo ao vivo e nos direitos esportivos de futebol, tais como Premier League e La Liga, além das ligas norte-americanas como a NFL, NBA, MLB, NHL entre outras."

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado