Biografia

"Eu adoro a vida, ela é um milagre"

  • Nome: Maria da Graça Costa Penna Burgos
  • Nascimento: 26/09/1945
  • Falecimento: 09/11/2022
  • Signo: Libra
  • Profissão: Cantora
  • País: Brasil
  • Cidade: Salvador

Gal Costa foi um dos maiores nomes da música popular brasileira. Trabalhando em uma loja de discos, conheceu a bossa nova de João Gilberto (1931-2019) e deu os primeiros passos na carreira. A estreia na cena nacional foi em 1960.

Com Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, Gal Costa integraria, ainda adolescente, o grupo Doces Bárbaros. Os artistas despontaram com letras contestadores e melodias revolucionárias para a arte brasileira em meio à ditadura militar.

Participou do álbum Tropicália ou Panis et Circensis, precursor do movimento tropicalista em 1970. No ano seguinte, lançou seu show Fa-Tal, que deu origem a um dos discos mais cultuados da música brasileira.

A partir dos anos 1980, já consagrada como uma das maiores cantoras do Brasil, firmou parcerias com outros grandes nomes. Entre os grandes sucessos está Um Dia de Domingo, com Tim Maia.

Também está entre as artistas que mais emplacaram músicas em trilhas de novela. Entre as mais lembradas estão Modinha para Gabriela, tema de Gabriela (1975), e Brasil, marco na abertura de Vale Tudo (1988).

Reinventou-se no álbum Recanto (2011), em que flertou com a música eletrônica e o funk carioca. Depois, gravaria com a sertaneja Marília Mendonça (1995-2021) a canção Cuidado de Longe, que integrou o álbum A Pele do Futuro (2018).

O último disco, Nenhuma Dor, lançado em 2021, reuniu duetos com vozes masculinas, como Criolo, Silva e Zeca Veloso.

Morreu em 9 de novembro de 2022, aos 77 anos.


Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado