Biografia

"A hora é das gerações mais novas, claro, o que não quer dizer que eu deva me calar"

  • Nome: Caetano Emanuel Viana Teles Veloso
  • Nascimento: 07/08/1942
  • Idade: 78 anos
  • Estado civil: Casado
  • Profissão: Cantor / Compositor
  • País: Brasil
  • Cidade: Santo Amaro (BA)

Caetano Veloso é cantor e compositor, considerado internacionalmente um dos maiores nomes da música brasileira. Assim como a irmã Maria Bethânia, ingressou na música nos anos 1960, dando início ao movimento tropicalista, nova vertente da MPB influenciada pela Bossa Nova e por ritmos regionais.

Em 1967, sua letra Alegria, Alegria foi destaque no Festival da Música Popular Brasileira. Àquela altura, já era uma das principais vozes contra a ditadura militar. No ano seguinte, com o decreto do AI-5, foi preso, torturado e acabou se tornando exilado político em Londres. Por lá, aproximou-se ainda mais de Gilberto Gil e Jorge Mautner, dando início a novos projetos.

Mesmo distante, seguiu atuante na arte brasileira, enviando composições a intérpretes como Gal Costa, Elis Regina e Roberto Carlos. Retornou ao Brasil na década de 1970 e firmou-se com dezenas hits nas rádios, como como O Leãozinho, Você é Linda e Sampa. Também tornou-se presença frequente em programas de TV, ampliando o sucesso nas décadas de 1980 e 1990.

Multiartista, fez trabalhos como escritor e no teatro desde o início da carreira. Ao longo dos anos, também escreveu romances, compôs trilhas sonoras de filmes brasileiros e internacionais, além de conquistar milhões de discos vendidos e prêmios importantes, como Grammy e Grammy Latino.

Foi casado com a atriz Dedé Gadelha, de 1967 a 1986, com quem teve o primeiro filho, Moreno Veloso. No mesmo ano da separação, uniu-se à atriz e produtora Paula Lavigne, com quem ficou casado até 2005 e teve outros dois meninos: Zeca Veloso e Tom Veloso. O casal reatou em 2016. Todos os três filhos seguiram carreira na música.