Biografia

"Um evento drástico como a pandemia ajuda a fortalecer o desejo da humanidade avançar"

  • Nome: Gilberto Passos Gil Moreira
  • Nascimento: 26/06/1942
  • Idade: 79 anos
  • Sígno: Câncer
  • Estado civil: Casado
  • Profissão: Cantor / Compositor
  • País: Brasil
  • Cidade: Salvador (BA)

Gilberto Gil é cantor, compositor, instrumentista e político, um dos maiores nomes da música brasileira. Desde a infância, mostrou aptidão para a música, iniciando os estudos de instrumentos aos 9 anos. Chegou a estudar administração de empresas, mas seguiu a carreira artística. Despontou nos anos 1960, junto a artistas como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Tom Zé, que inauguraram a MPB, com voz ativa contra a ditadura militar.

Teve várias canções finalistas no Festival da Música Popular Brasileira, como Domingo no Parque. Junto a parceiros musicais, deu início ao Tropicalismo, movimento artístico e cultural. Por conta do forte cunho político de sua obra, foi considerado subversivo e perseguido no regime militar. Exilou-se na Inglaterra, onde compôs letras como as de Aquele Abraço, um de seus maiores sucesso.

O retorno ao Brasil foi em 1972. Ao longo da década, formou com Caetano, Gal e Bethânia o grupo Doces Bárbaros e lançou, também na carreira solo, vários discos de grande vendagem. O sucesso seguiu nos anos 1980, quando vieram hits como Não Chores Mais, versão de No Woman, No Cry, de Bob Marley, entre outros títulos com influência internacional.

Entre os anos 1980 e 1990, ingressou na política. Foi vereador de Salvador pelo Partido Verde entre 1989 e 1992. Em 2003, foi nomeado Ministro da Cultura no Governo Lula, desligando-se do cargo em 2008 para se dedicar exclusivamente à música. Desde então, foram vários álbuns lançados. O mais recente foi Ok Ok Ok, de 2018.

Foi casado com Belina entre 1965 e 1967, com quem teve os filhos Nara Gil e Marília Gil. Com Nana Caymmi, viveu entre 1967 e 1968. De 1969 a 1980, a união foi com Sandra Gadelha, mãe de Preta Gil, Pedro Gil e Maria Gil. Desde 1988, é casado com Flora Gil, mãe de Bela Gil, José Gil e Bem Gil.