Em 1993

Qual o final de Renascer? Saiba como terminou a primeira versão da novela

Pedido de perdão, morte e encontro com Maria Santa; veja desfecho original


Antonio Fagundes (José Inocêncio), Marcos Palmeira (João Pedro) e Patrícia França (Maria Santa) na primeira versão de Renascer
Cenas da primeira versão de Renascer, com Antonio Fagundes (José Inocêncio), Marcos Palmeira (João Pedro) e Patrícia França (Maria Santa) - Foto: Reprodução/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 07/02/2024 às 04:44,
atualizado em 08/02/2024 às 11:48

Renascer, novela que a Globo exibe às 21h, é o remake de um grande sucesso da emissora, levado ao ar em 1993. Há 31 anos, o desfecho da história de Benedito Ruy Barbosa, agora adaptada por Bruno Luperi, foi emocionante e com algumas surpresas, como o NaTelinha mostra a seguir.

Se seguir o roteiro da versão original, as desavenças entre José Inocêncio (Marcos Palmeira) e João Pedro (Juan Paiva) serão levadas até o fim. Pai e filho só acertam suas diferenças no leito de morte do coronel, cuja saúde fica debilitada com o avanço da idade.

+ Quais personagens morrem na 2ª fase de Renascer? Veja a lista

+ Belo momento da TV, primeira fase de Renascer revelou grandes talentos

Vivendo em uma cadeira de rodas, José Inocêncio pega um atalho para tentar chegar à fazenda, mas perde o controle e cai. Ele tenta subir novamente, mas o aparato de locomoção cai ribanceira abaixo. Começa então uma forte chuva, e o herói não tem como sair do local.

No dia seguinte, José Inocêncio aparece em casa, coberto de barro, e desmaia. O protagonista se recusa a receber a medicação, certo de que é sua hora de partir. Ele agoniza na cama, mas segue vivo por conta da profecia de que não morreria enquanto seu facão estivesse fincado aos pés do Jequitibá.

Juliana Paes envelhece em Renascer e causa espanto na web: "Flordelis"

Para aliviar o sofrimento do pai, João Pedro se embrenha na mata e encontra o facão do pai. Além de tirar o utensílio dali, o rapaz põe o seu no mesmo lugar. O jovem volta para casa e entrega o facão ao pai. O ato será seguido de agradecimentos e pedidos de perdão mútuos.

“Não quero ver o senhor sofrendo desse jeito, não, meu pai. Esse seu filho enjeitado, ele lhe quer muito, painho.”

João Pedro em Renascer

José Inocêncio pede perdão a João Pedro e morre no fim de Renascer

Qual o final de Renascer? Saiba como terminou a primeira versão da novela

José Inocêncio diz ao filho: “Obrigado, João Pedro. Só ocê mesmo pra me fazer essa caridade. Eu não tava conseguindo ir-me embora, meu filho, caso que meu facão tava fincado lá”. O rapaz então se declara ao pai: “Eu não queria que o senhor se fosse, não. Eu lhe amo, painho”.

“E a gente brigou tanto, não é mesmo, filho?”, relembra o coronel. “O senhor me perdoa?”, pede o caçula. “Só se você me der um abraço. Ajuda aqui, filho”, diz o veterano, que recebe o auxílio para ficar sentado na cama, abraçar o filho e reconhecer o erro de toda uma vida:

“Eu amo você, meu filho. Me perdoe por nunca ter lhe dito isso. Eu amo você!”

José Inocêncio em Renascer

+ Quem é Mariana em Renascer? Entenda o mistério da personagem

Cramulhão? Entenda o que é o "diabinho" de José Inocêncio em Renascer

José Inocêncio finalmente morre, para a tristeza geral. Logo em seguida, o espírito de Maria Santa (Duda Santos) aparece para levá-lo. Arrasada, Mariana (Theresa Fonseca) vai embora da fazenda, enquanto João Pedro fica com Sandra (Giullia Buscacio), com quem se casa no decorrer da trama.

Nas últimas cenas, após passagem de tempo, João Pedro aparece no comando da fazenda. Preocupado com o rumo dos negócios, ele recebe o apoio espiritual de José Inocêncio. Na mesma sequência, Inácia (Edvana Carvalho) se emociona, percebendo a presença do patrãozinho.

A cena final mostra o encontro de José Inocêncio e Maria Santa, finalmente juntos, nas pedras de um rio.

Assista à abertura de Renascer:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Renascer. Confira!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado