Estrutural

Apresentadora da Globo revela ter sido vítima de racismo

Valéria Almeida foi aconselhada a deixar "cabelo crescer e alisar"


Valéria Almeida no Encontro
Valéria Almeida comanda o Bem Estar - Foto: Reprodução/Globo

Valéria Almeida, apresentadora do Bem Estar, quadro exibido no Encontro na Globo, afirmou nesta terça-feira (2) que foi vítima de racismo antes de ter sua primeira oportunidade na TV. Ela relatou que foi aconselhada a ‘alisar’ o cabelo para ter uma oportunidade.

“Sempre quis ser apresentadora, mas nunca acreditei que fosse possível, já que, diante dessa sociedade, a gente não vê mulheres negras em grandes postos. Depois que me formei, me disseram em uma entrevista de emprego que eu levava jeito para a TV, mas que eu deveria deixar meu cabelo crescer e alisar. Entendia que aquela profissão não seria para mim”, revelou em entrevista ao jornal Extra.

+ SBT anuncia Cesar Filho como novo âncora do SBT Brasil: "O bom filho a casa torna" 

+ Terra e Paixão: Morto-vivo acaba com alegria de Antônio 

Valéria Almeida cresceu na periferia de Santos (SP) e passou por dificuldades. Aos 10 anos, perdeu sua mãe Cida e precisou morar com os avós.

“Lembro que eles compraram uma escrivaninha e a enciclopédia Barsa. Aquilo era sagrado pra mim. Quando minha mãe morreu, meu pai se desequilibrou completamente. Meu irmão, Valmir Jr., e eu fomos morar com meus avós, Elza e Paulo. Minha avó dizia que se eu quisesse ser livre de verdade, eu nunca deveria deixar de estudar”, declarou.

Para se formar, a apresentadora da Globo teve que trabalhar em uma papelaria para quitar a faculdade. Porém, teve muitas dificuldades para pagar suas dívidas.

“Pedi demissão acreditando que eu conseguiria algo maior. Foi então que entendi a combinação do meu endereço e da minha foto 3x4, sendo uma mulher negra da periferia. Passei quase nove meses desempregada e fazendo faculdade. Acumulei uma dívida enorme. Fiz faxina para pagar um empréstimo, mas minha dívida com a faculdade foi só embolando”, contou.

“Os professores pararam de dar aula pra mim por causa da minha inadimplência. Isso, na frente de todo mundo. Foi uma humilhação... Quem dera se todo mundo pudesse só se dar ao luxo de estudar, ter um prato de comida na mesa e a passagem garantida. Mas, enquanto isso não é um fato, vou compartilhando as minhas histórias para fortalecer outras pessoas, deixando claro que o processo não é fácil”, concluiu Valéria Almeida.

Após se formar, a apresentadora da Globo teve sua primeira oportunidade na televisão em 2011, quando foi convidada por Caco Barcellos para fazer parte do Profissão Repórter.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado