Fora do Encontro

Patrícia Poeta por trás das câmeras do Encontro: De trauma à paixão pelo surfe

A apresentadora da Globo é uma mãezona, gosta de praticar esportes e tem uma marca de roupas


Patrícia Poeta olhando para a câmera, de cabelos soltos, óculos escuros na cabeça e brincos grandes
Patrícia Poeta em clique de férias na Itália - Reprodução/Instagram
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 22/08/2022 às 07:50,
atualizado em 22/08/2022 às 08:15

Desde o início de julho, quando assumiu o Encontro, Patrícia Poeta figura entre os assuntos mais comentados das redes sociais quase todos os dias. Exposta na TV desde 2000, quando assumiu a função de repórter do Antena Paulista, da Globo de São Paulo, a jornalista procura ser discreta em relação à vida pessoal.

Filha de um casal de advogados, a morena, de 45 anos, nasceu em São Jerônimo, no Rio Grande do Sul, e tem duas irmãs mais novas: Paula, que seguiu os passos do pai e cursou Direito, e Paloma, a caçula, que também é jornalista e trabalha na Record. A gaúcha se formou em Comunicação Social pela PUC-RS em 1998 e, de lá pra cá, passou por algumas das maiores atrações da emissora carioca, como Fantástico e Jornal Nacional.

Foi na época em que comandava o SPTV - 1ª edição, em 2001, que ela se casou com Amauri Soares, que um ano depois assumiu a direção da Globo Internacional em Nova York. O casal se mudou para os Estados Unidos e Patrícia passou a atuar como correspondente internacional, função que exerceu até 2006. Foi nos Estados Unidos que nasceu Felipe Poeta Pfingstag Soares, único filho da apresentadora, hoje com 20 anos.

Quando o rebento já era adolescente, Poeta revelou que sofreu violência obstétrica no nascimento do menino e ficou traumatizada durante muitos anos. "Meu obstetra me forçou a esperar até a 42ª semana para o parto, fiquei esgotada. Passei 14 horas com contrações fortíssimas, até que ele optou pela cesárea. Houve um momento no qual senti algo estranho no coração e temi pelo pior. Meu parto foi horroroso, um dos dias mais terríveis da minha vida. Quando meu filho nasceu, o obstetra ainda fez um comentário de muito mau gosto: 'Mais um para pagar imposto!'", lembrou, em entrevista à Marie Claire.

Montagem de fotos de Patrícia Poeta mostrando look do dia e andando de bike
Moda e ciclismo são duas das paixões de Patrícia Poeta - Reprodução/Instagram

Após a chegada de Felipe, a comunicadora engravidou novamente, mas era uma gravidez tubária, em que o feto se instala fora do útero. O bebê não se desenvolveu e ela precisou se submeter a um aborto. "Me causou extrema dor. Descobri o problema cedo, com apenas um mês. Depois, as complicações dificultaram uma nova gestação. Tomei hormônios, fiz fertilização, mas nada funcionou", lamentou, à revista Cláudia.

Já em 2017, após 16 anos de casamento, Patrícia e Amauri anunciaram que estavam se separando, mas o ex-casal garante que o carinho continua e eles mantêm uma boa relação, principalmente pelo filho. Em entrevistas, a morena já contou que os três formam um grupo no WhatsApp e admitiu que demorou um pouco para se adaptar à vida de solteira, apesar de entender que precisava se permitir ficar sozinha ou amar outra pessoa.

No ano seguinte, ela assumiu um namoro que durou oito meses, com o médico Fabiano Serfaty, endocrinologista responsável por seu processo de emagrecimento. Na época, a global enfrentou uma reeducação alimentar e adotou uma rotina intensa de exercícios. No último mês de março surgiram boatos de que ela estava em um relacionamento com o piloto Marcelo Tomasoni, mas o romance nunca foi assumido publicamente.

Patrícia Poeta é mãezona e aprendeu a surfar com o apoio do filho

Montagem de duas fotos de Patrícia Poeta e o filho, Felipe
Patrícia Poeta e o filho, Felipe, em momentos de lazer - Reprodução/Instagram

Quando deixou o É de Casa para assumir o Encontro, Patrícia Poeta mudou radicalmente de vida. Morando no Rio desde que voltou dos Estados Unidos, há mais de 15 anos, a apresentadora precisou transferir sua residência para São Paulo, o que dificultou a prática de uma de suas paixões: o surfe. A jornalista aprendeu a surfar com o filho e já fez diversas postagens sobre o esporte, incluindo suas primeiras aulas, quando ela ainda caía da prancha.

"Sempre coloquei meu papel de mãe acima de tudo; cumpro com minhas obrigações para educá-lo. Mas também desenvolvemos um companheirismo forte. Isso permite que todos os assuntos sejam conversados, que ele tire dúvidas, dê sua opinião. Nossa união se reforça aí. Venho de uma família tradicional, conservadora, em que nem tudo se falava", revelou, à Cláudia, afirmando que ela e o rapaz são muito próximos.

Outro amor de Poeta é o ciclismo. Gostar de andar de bicicleta foi algo que consolou a titular do Encontro quando soube que o programa iria ser produzido na capital paulista, que tem diversas ciclovias e parques, como o Ibirapuera, local que ela já chamou de seu "point". No início do ano, a gaúcha pedalou 60 km de Pindamonhangaba até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo. O percurso de quatro horas teve um motivo mais que especial: pagar a promessa feita por uma cirurgia de emergência nas amígdalas que ocorreu em setembro de 2021 e foi bem sucedida.

Moda, viagens e culinária são mais alguns temas que fazem os olhos da gaúcha brilhar e ganharam até destaques em seu perfil no Instagram. Na rede social, Patrícia compartilha praticamente todos os looks que exibe no dia a dia, além de registros de passeios pelo mundo afora, sendo o mais recente deles para a Itália, e comidas de restaurantes que aprova.

O gosto por moda é tão grande que a jornalista lançou sua própria marca de roupas, a PPoeta. A comunicadora se descobriu empreendedora após comandar o Caixa de Costura, no GNT, e garante que se envolve em todas as etapas da empresa, como desenho e sessões de fotos, nas quais ela mesma modela.

"A Patrícia Poeta sempre teve grande afinidade e interesse pela moda. Desde quando morava em NY, como correspondente internacional, cobria os desfiles com foco na área econômica. O assunto foi ganhando mais e mais sua atenção e, de forma natural, passou a  dedicar mais do seu  tempo para os temas relacionados à moda", diz um texto do site da marca, que ainda frisa o interesse do público pelo estilo da famosa.

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado