Renata Capucci

Repórter do Fantástico diz que negou a realidade com diagnóstico de Parkinson

"Chegou a minha vez de me libertar", conta jornalista


Renata Capucci sorrindo no estúdio do Fantástico
Renata Capucci sofre do Mal de Parkinson - Foto: Reprodução/Instagram
Por Redação NT

Publicado em 27/06/2022 às 08:01,
atualizado em 27/06/2022 às 08:23

Renata Capucci resolveu falar pela primeira vez que sofre da Doença de Parkinson, que é neurodegenarativa. No podcast Isso é Fantástico de domingo (26), ela afirmou que não quer mais viver com essa restrição. "Chegou a minha hora, chegou a minha vez de me libertar. Porque viver com esse segredo é ruim", começou ela, em longo desabafo.

"Você se sente vivendo uma vida fake, porque parte de você é de um jeito e você fica escondendo a outra parte de outras pessoas, no meu caso a maioria das pessoas, porque eu sou uma pessoa pública. Eu fui diagnosticada com doença de Parkinson em outubro de 2018, quando eu tinha 45 anos. Hoje, eu tenho 49", completou.

Os sintomas começaram a aparecer enquanto ela gravava o programa Popstar, reality musical que a Globo apresentou em 2018. "Eu comecei com os sintomas um pouquinho antes. Eu comecei a mancar e as pessoas falavam para mim: ‘Por que você está mancando, Renata?’. E eu falava: ‘Eu não estou mancando’. Eu não percebia que eu estava mancando. Aí fui fazer fisioterapia, osteopatia e a coisa não mudou. E aí em um dado momento, no meio do Popstar, depois do sexto programa, eu estava em casa e o meu braço subiu sozinho, enrijecido", recordou.

A descoberta de Renata Capucci: "Aquilo caiu como uma bigorna"

imagem-texto

No mesmo dia, Capucci foi levada para o hospital pelo seu marido, que é médico. "E eu fui diagnosticada com Parkinson. Aquilo caiu como uma bigorna em cima da minha cabeça", seguiu ela. Cerca de 10 a 15% dos pacientes com Parkinson têm menos de 50 anos de idade. A estimativa, no Brasil, é que tenham 200 mil pessoas que tenham a doença, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Só que eu estou aqui para dizer isso para vocês, para quem está ouvindo o podcast, porque eu estou viva. Quatro anos depois, eu estou bem, eu sou feliz. Eu não quero virar mártir. Eu não quero que tenham pena de mim. Ao contrário, eu tenho orgulho da minha trajetória. Eu tenho orgulho da maneira como eu encaro essa doença, porque eu encaro ela de frente hoje. Já passei por todas as fases, da depressão, da negação. Hoje, eu estou na fase cinco que eu olho essa doença de frente e eu falo assim: ‘Senhor Parkinson, eu tenho você, você não me tem’. Eu faço tudo o que eu posso de exercício, de remédio e eu tenho uma vida positiva."

Renata Capucci

Por fim, Renata assegura que está feliz, apesar de ter que conviver com o Parkinson. "Eu não sou café com leite por ter doença de Parkinson, eu faço todas as matérias. Não me sinto diminuída", encerrou ela. Confira o longo desabafo da jornalista:

Repórter do Fantástico diz que negou a realidade com diagnóstico de Parkinson

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado