Luto

Elza Soares morre aos 91 anos no Rio de Janeiro

Cantora e compositora morreu por causas naturais em sua casa


Elza Soares
Elza Soares morre aos 91 anos - Reprodução
Por Marcela Ribeiro

Publicado em 20/01/2022 às 17:25,
atualizado em 20/01/2022 às 18:02

A cantora Elza Soares morreu nesta quinta-feira (20), aos 91 anos, em sua casa no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela equipe da cantora e compositora em sua página oficial do  Instagram. De acordo com a nota, ela morreu "por causas naturais".

"É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais. Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, diz o comunicado assinado por Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e a equipe da cantora.

Por coincidência, Garrincha, jogador de futebol com quem Elza teve um casamento complicado durante 20 anos, morreu também no dia 20 de janeiro, no ano de 1983.

Em sua obra, a artista gravou  mais de 30 álbuns, seis coletâneas,  que lhe renderam muitas premiações, como o Grammy Latino de Melhor Álbum em 2003, 2016 e 2018. Prêmio da Música Brasileira de Melhor Álbum e Melhor Cantora em 2016, dentre outros.

Elza Soares foi eleita cantora brasileira do milênio

Dona de uma voz única, Elza foi eleita pela Rádio BBC de Londres como a cantora brasileira do milênio em 1999.  A cantora também aparece na lista das 100 maiores vozes da música brasileira elaborada pela revista Rolling Stone Brasil.

Nascida em uma família humilde, composta por dez irmãos, na favela da Moça Bonita, no bairro de Padre Miguel, Rio de Janeiro, Elza mudou-se com a família ainda criança para um cortiço no bairro da Água Santa.

Com apenas 12 anos foi obrigada pelo pai a casar com um amigo dele, conhecido como Alaordes. Mesmo com tão pouca idade, ela sofreu violência doméstica e sexual no casamento e sofreu bastante com perda de dois filhos recém-nascidos e dificuldades financeiras.

Ela ingressou na músicas aos 21 anos, após ficar viúva. Participou de um concurso musical do programa radiofônico Calouros em Desfile, apresentado pelo compositor Ary Barroso. Com o tempo, participou de outros concursos de rádio, foi convidada para aparecer na TV, e fez sua primeira turnê internacional, e percorreu os países da América do Sul, América do Norte e Europa no final dos anos 50.

Seu segundo casamento com Garrincha aconteceu em 1962. Os dois se conheceram quando o jogador de futebol ainda era casado, por isso o casal enfrentou ofensas e ameaças de anônimos. Novamente, a artista enfrentou um casamento abusivo, com agressões físicas e psicológicas, crises de ciúmes e agressões.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado