Exclusivo

Cintia Abravanel inaugura exposição e quer ajudar mães de homossexuais

Artista plástica doará uma de suas obras para a ONG Mães Pela Diversidade


Cintia Abravanel de calça estampada e blusa verde deitada em meio as suas obras de arte
Cintia Abravanel reúne suas obras em Nuances de Uma Abrava - Fotos/Divulgação
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 03/12/2021 às 05:35,
atualizado em 03/12/2021 às 10:20

As obras de Cintia Abravanel ganharão uma exposição no shopping Frei Caneca, em São Paulo, a partir desta sexta-feira (3). Nuances de Uma Abrava reúne pinturas, desenhos e até mesmo uma instalação composta por ferro, luz e acrílico que foi o trabalho de conclusão de curso da artista plástica. Na terça-feira (7), a primogênita de Silvio Santos estará no espaço pintando ao vivo para o público por uma boa causa. "Essa obra será doada para uma ONG chamada Mães Pela Diversidade, que é uma instituição que dá apoio a mães que sofrem muito pelos seus filhos, que têm seus filhos agredidos em casa pelo próprio pai, por serem homossexuais", diz a mãe de Tiago Abravanel.

"Eu acho muito importante eu, como mãe, uma pessoa influente no meio artístico, conhecida pelo público, falar sobre essa causa que tem tudo a ver com esse momento e com todos os momentos da vida. Existem mães que não sabem lidar com isso, talvez pela religião ou porque são humildes demais e nunca tiveram contato com esse universo. Mães que tiveram seus filhos mortos na rua, apedrejados. Então, existem mães que sofrem muito pelos seus filhos e têm muito amor para dar a eles e que precisam receber muito amor. Eu acho que eu sou uma pessoa que pode, sim, ajudar a disseminar essa causa, fazer com que as pessoas se conectem com isso mais e que se preocupem mais com o que falam, com o que dizem, com o preconceito próprio", declara, dizendo ainda que está animada para ver a reação das pessoas enquanto ela pinta ao vivo.

"As pessoas já me viram pintar em reunião. Às vezes, devem até ficar desconfiadas do que eu tô fazendo ali, parece que eu não tô prestando atenção na reunião, mas depois de anos eu descobri que eu sou disléxica e estar desenhando me ajuda a concentrar. Também tem isso. E então é uma coisa muito pessoal. Quem me conhece mesmo e convive comigo já me viu fazendo arte, literalmente", explica.

Uma das obras preferidas de Cintia nasceu justamente assim. Fabi, uma amiga da artista plástica, guardou os desenhos que ela fez em post-its durante algumas reuniões porque dizia que, por meio dos traços de cada papel era possível descobrir o humor da herdeira do SBT e o clima da reunião.

"Eu concordo. É muito engraçado. O meu traço reflete meu estado de espírito. Se ele está forte, se eu pinto muito preto, quando eu comecei a colocar cor. Se ele tá muito leve, que até eu me assusto com a leveza do meu traço. Como eu traço linhas retas, olha que louco! Eu desenho e vou ver e o traço tá retinho. Então acho que tem muito a ver, sim. Às vezes, ela chegava com o papel e falava 'Ih, hoje a reunião foi brava. ih, hoje a Cintia tá bem, hoje ela tá tranquila, tá sossegada'", lembra, contando que os papeis viraram um quadro grande que, depois de anos, ganhou dois complementos.

Cintia Abravanel inaugura exposição e quer ajudar mães de homossexuais

Arte virou uma grande brincadeira de Cintia Abravanel com os netos

Cintia Abravanel diz que a arte nunca saiu dela, mas que esse exercício virou uma grande brincadeira depois que ela foi avó. A filha mais velha de Silvio Santos tem quatro netos: Miguel, Davi, Matheus e Luiza. A artista plástica montou até uma mesinha para as crianças no ateliê que tem em casa. "Fiz uma caixa de artes para cada um. A gente fica horas aqui pintando e desenhando. Às vezes, a gente leva essas tintas para o quintal, pinta o corpo e depois toma um banho de esguicho", conta, dizendo que gosta de mostrar esse universo para os pequenos.

O frio na barriga trazido pela inauguração da exposição fez a mãe de Tiago Abravanel lembrar dos tempos em que produzia peças teatrais. "É uma estreia, né? Quem estreia e não fica ansioso? Eu acho que eu tô curtindo. Principalmente, essa parte de montar exposição, ir para o shopping de madrugada, montar estrutura de uma das obras, que é uma instalação. Eu varava a noite no teatro, ajudando e curtindo com a minha equipe a montagem dos espetáculos. Eu acho que eu fiz uma viagem no tempo e isso tá sendo bem legal", comemora.

A obra composta por uma instalação foi seu trabalho de conclusão do curso de artes plásticas e é a que Cintia considera mais interessante porque ela diz que consegue se ver e ver as pessoas em um cubo. "A gente, quando olha o cubo, consegue ver três facetas: a parte de cima, a parte da frente e, dependendo do ângulo, um lado. Então, esses três lados eu comecei com as três cores primárias, o azul, o amarelo e o vermelho", começa explicando.

"Depois, o segundo desenho eu já fiz mostrando as três partes do cubo. Aí eu coloquei a interseção dessas cores. O azul com o amarelo que dá o verde, o amarelo com o vermelho que dá o laranja, o vermelho com o azul que dá o roxo. E aí esse cubo vai tendo uma interseção e vai criando outras cores à medida que as cores vão se encostando uma na outra. Eu fui abrindo esse cubo e no final ele explode", completou, pontuando que a obra é feita de metais e acrílicos. 

"Para mim, é quase uma metamorfose. No final, essa Cintia explode e tem outras Cíntias, outras cores múltiplas. E isso sai de dentro de mim para ocupar um espaço vazio, que é uma outra estrutura que está embaixo, vazia. Vai virar uma grande brincadeira se a gente conseguir usar as lanternas, porque o público vai poder participar, interagir, criar suas próprias obras", diverte-se, dizendo que os registros de toda essa troca podem se tornar um documentário, projeto que ela pretende desenvolver ao longo da vida.

Serviço:

Exposição “Nuances de uma Abrava” - Shopping Frei Caneca
Data: 03/12 a 06/02
Local: Piso 1
Horário: Segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 12h às 20h
Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Cerqueira César
Mais Informações: (11) 3472-2075 - www.freicanecashopping.com.br
Atração Gratuita

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado