Comoção mundial

Velório de Maradona é marcado por tumulto e emoção na Argentina

Maradona morreu aos 60 anos de idade


Marodona abrindo os braços sorrindo
Maradona teve parada cardiorrespiratória - Divulgação

O velório de Diego Armando Maradona (1960-2020), que faleceu ontem (25), começou com tumulto na Casa Rosada, sede do governo Argentino em Buenos Aires. A autópsia preliminar do craque apontou morte por insuficiência cardíaca aguda.

O jornal Olé desta quinta-feira (26) relatou que houve confusão no início da abertura dos portões e até entre os fãs de Maradona e policiais, que chegaram a se esconder na Casa Rosada. Uma pessoa teria ficado ferida.

Além disso, há excesso de gente em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), causando aglomeração, desrespeitando as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o distanciamento social e utilização de máscaras.

O caixão de Maradona está fechado e coberto por uma bandeira da Argentina e duas camisas: da própria seleção argentina e do Boca Juniors, clube onde era ídolo. O craque batia ponto no estádio La Bombonera para ver o clube de coração.

A previsão, segundo o Olé, é que mais de um milhão de pessoas vá até o local se despedir de Maradona, que pode ser feito até às 16h. O presidente Alberto Fernández decretou luto oficial de três dias.

A morte de Maradona

Velório de Maradona é marcado por tumulto e emoção na Argentina

No início do mês, Maradona chegou a preocupar os fãs quando foi internado às pressas com sintomas de anemia. Os médicos descobriram uma pequena hemorragia no cérebro e o ex-jogador passou por uma cirurgia para drená-la. Depois de quase 10 dias de internação, recebeu alta em 12 de novembro e estava em casa, no bairro de San Andrés, em Buenos Aires, quando começou a passar mal e sofrer uma parada cardiorrespiratória.

O jornal Clarín, primeiro a noticiar a morte, lamentou em artigo publicado por Mariano Verrina: "O inevitável aconteceu. É um tapa emocional e nacional. Um golpe que reverbera em todas as latitudes. Um impacto mundial". Famosos também lamentaram a morte do craque.

Revelado pelo Argentinos Juniors, Maradona foi campeão mundial com a Argentina na Copa de 1986 e ficou eternizado pelos gols que marcou pela seleção, incluindo um de mão, que foi apelidado de "a mão de Deus".

O argentino era tido como um dos maiores jogadores da história do futebol mundial ao lado de Pelé. Ele começou sua carreira no Argentinos Juniors em 1976 e teve 21 anos de carreira como jogador de futebol, com passagens importantes por Boca Juniors, Barcelona, Napoli e Sevilla.

As polêmicas de Maradona

Além do futebol, Maradona acabou chamando atenção também pelo lado negativo ao longo da carreira, com escândalos de doping e abuso de drogas. Em 1991, no Napoli, foi suspenso do futebol após ser pego no exame pelo uso de cocaína. Na Copa do Mundo de 94, vencida pelo Brasil, o atacante foi flagrado com efedrina.

Em sua autobiografia, Maradona revelou que começou a usar drogas no início dos anos 80, após sua chegada no Barcelona.

TAGS:
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado