Lembrança

Por onde anda o bebê Jordy: De pais acusados de exploração a briga judicial

Jordy deixou a carreira artística por um tempo e voltou em um reality show


Jordy na juventude e na infância em foto montagem
Jordy fez muito sucesso na infância - Foto: Montagem

Nascido na França em 1988, Jordy Claude fez sucesso mundial com apenas quatro anos de idade com a música Dur dur d'être bébé! (É difícil ser bebê) e ocupou a primeira colocação como a mais escutada em diversos países do mundo. Ele entrou no Guinnes Book, o livro dos recordes, por ser o cantor mais jovem a emplacar um hit. Entretanto, ao longo do tempo, acabou caindo no esquecimento por causa de problemas causados pelos seus pais.

A música É Difícil ser Bebê vendeu dois milhões de cópias na França e ultrapassou barreiras na Europa, além de chegar ao Brasil no ano seguinte. Inclusive, o artista participou do Domingão do Faustão, na Globo, e também do programa da Hebe, no SBT.

Nos Estados Unidos, ficou entre as 60 canções mais ouvidas. Porém, tudo mudou quando o governo francês proibiu o garoto de aparecer na televisão e no rádio. Na época, a Justiça francesa alegou que os pais de Jordy estavam o explorando. Para piorar a situação, a família Lemoine abriu La Ferme de Jordy – A Fazenda de Jordy. O espaço servia como uma atração turística para crianças, mas virou um verdadeiro fracasso comercial.

Com todo o imbróglio, ele voltou à escola em 1996, acabou sendo emancipado e seus pais se divorciaram. Porém, Claude continuou afastado dos holofotes e só reapareceu ao público em 2005, quando aceitou o convite de um canal de televisão para participar de um reality show.

Jordy e o retorno

Após cair no esquecimento do público, o retorno de Jordy causou surpresa. Ele anunciou que voltaria para a música, entretanto, participaria primeiro do reality show La Ferme Célébrités 2, a versão local de A Fazenda.

Rapidamente, o jovem ganhou a simpatia dos franceses e foi avançando semana por semana. No fim, ele se consagrou vencedor e rapidamente a música Dur dur d'être bébé voltou a fazer sucesso. No ano seguinte, lançou o single Je t’apprendrai, mas não conseguiu vender muitos discos.

Ação judicial

Por onde anda o bebê Jordy: De pais acusados de exploração a briga judicial

Sem sucesso, Jordy não estava com a vida garantida financeiramente por causa do seu pai. Ele descobriu que o patriarca da família não soube administrar o dinheiro. Por conta disso, o cantor entrou na Justiça em 2009 contra sua ex-gravadora CBS Records. O jovem alegou que a empresa explorou seus títulos sem pagar royalties.

Depois de um período brigando nos tribunais, ele conquistou uma quantia de 820 mil euros. Com o dinheiro, o cantor entrou na faculdade, formou-se na área de som e fundou sua própria produtora, a Dur Dur Productions. Além de se dedicar a música, o rapaz é pai do menino Milo, que nasceu em 2017.

Discografia e livro

Em 1992, fez sucesso com o álbum Pochette Surprise e continuou nas paradas de sucesso com Potion Magique (1993) e La Récréation (1994). Com a restrição da justiça, não foi possível lançar os CD’s Surprise Partie e DJ Jordy. Seu novo trabalho só chegou ao público em 2006, conhecido como  Je t'apprendrai.

Em 2008, Jordy deixou a carreira solo por um momento e se arriscou em uma banda. Ele e seus amigos lançaram aos fãs Vingt'Age, mas passou longe de alcançar as paradas de sucesso da França. Neste período, o artista lançou um livro de memórias chamado Eu Não Sou Mais um Bebê.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado