Corpo em forma

Gusttavo Lima e o projeto verão: Como secar a barriga em 60 dias

Nutricionista dá dicas de como emagrecer no final do ano, assim como o cantor


Gusttavo Lima de boné, óculos escuro e sorridente
Gusttavo Lima fará projeto verão - Foto: Reprodução

Recém-separado, o cantor Gusttavo Lima anunciou que quer perder uns quilinhos no famoso Projeto Verão 2021. Embora o sertanejo sempre tenha aparecido em fotos com o corpo sarado e muito em forma, ele garantiu que irá entrar em uma dieta a fim de estar com o corpo sequinho na estação mais quente do ano que começa em dezembro. O músico não é o único e boa parte dos brasileiros tem o mesmo projeto, embora uns com mais outros com menor grau de dificuldade, e isso se inclui as condições financeiras. Mas como secar a barriga em dois meses para desfilar durante o verão?

O NaTelinha conversou com a nutricionista Fernanda Mitsui e ela contou que este projeto é o mais recorrente entre quem a procura no último trimestre todos anos. "Não são só os artistas, todo mundo quer perder uns quilinhos para o verão, já é cultural do brasileiro", garante ela. Mas a médica explicou que o famigerado Projeto Verão tem riscos e não pode ser feito aleatoriamente. "Muita gente busca um nutricionista ou até dietas malucas na internet porque quer perder peso para um período específico e depois recupera tudo de novo. Isso gera uma série de problemas que pode afetar diretamente a saúde", salienta.

Para Fernanda, a melhor forma de perder peso e ficar com o corpo que o satisfaz a ponto de mostrar em fotos e praias é a busca pela alimentação balanceada. "Quando você balanceia suas refeições, automaticamente há perda de peso porque você ingere apenas o que é necessário para o seu corpo, sem exagerar e sem colocar sua saúde em risco", explica. Mas ela lembra que, é evidente que há casos e casos e eles precisam ser tratados de forma individualizada. "Muitas pessoas nunca tiveram uma alimentação equilibrada na vida e exigir isso de uma hora para a outra poderá ser frustrante porque a perda de peso seria lenta e gradativa".

Mas a nutricionista ensina que há métodos saudáveis para quem perder peso em dois meses. "Normalmente as pessoas estão pouco acima do peso, é sempre três ou quatro quilos para afinar e isso é perfeitamente prático de se resolver neste prazo", ensina. E ela conta qual o segredo de se perder peso quando não há muita gordura sobrando: "Quem está com poucos quilos acima do ideal, a forma é bastante prática. Comer pequenas porções de refeições saudáveis, priorizando o natural como legumes e verduras, além de cortar completamente o refrigerante e bebidas alcoólicas, evitar o açúcar e a gordura. Só nesta atitude, o paciente perde facilmente dois quilos neste período".

Fernanda sabe que existe, no entanto, tipos e tipos de corpos e nem todos perdem peso tão rapidamente. "Há casos em que a perda demora mais porque o paciente tem retenção de líquido. Neste caso, o ideal é que a ingestão e água não seja apenas de dois litros, mas chegue a três litros por dia porque ajudará a produzir suor e também retirará impurezas através da urina", conta.

Como secar a barriga como Gusttavo Lima

Gusttavo Lima e o projeto verão: Como secar a barriga em 60 dias

Para secar a barriga nada de sucos ou chá milagrosos, é o que a nutricionista ensina. "Claro que o chamado chá verde ajuda porque ele tira a sensação de estufamento, mas passa longe de ser obrigatório ou a solução porque o que resolve mesmo é balancear as refeições", explica. Fernanda também lembra que é fundamental para o paciente ingerir algum tipo de alimento a cada três horas, mas priorizando sempre os mais leves. "Nunca fazer uma refeição pesada à noite porque é quando o estômago entre em descanso e pode produzir gazes, que sempre atrapalham o sistema intestinal."

Para ela, no entanto, o maior problema é para quem está de 5 a 10 quilos acima da meta por conta deste prazo. Neste cenário, ela indica uma dieta um pouco mais rígida, porém explica que deve ser feito através de consulta com uma profissional que irá observar o paciente individualmente. "Nem sempre a dieta de uma pessoa serve para outra porque cada um tem um histórico alimentar, doenças pré-existentes. O contexto é fundamental na avaliação nutricional para a perda de peso com saúde", garante.

Fernanda lembra que, quem está acima do peso e quer se recuperar não é tão difícil fazer substituições para evitar vícios. "O segredo é substituir aquele alimento que você não resiste. Troque um refrigerante pelo suco natural. Substitua o doce ou chocolate pela gelatina ou por uma fruta, sempre é mais saudável", ensina a médica que trata de diversos pacientes acima do peso diariamente.

Segredo de Gusttavo Lima

Gusttavo Lima e o projeto verão: Como secar a barriga em 60 dias

A nutricionista Fernanda Mitsui lembra que ninguém ficará um modelo fotográfico como o cantor Gusttavo Lima apenas através de dieta. Ela lembra que a alimentação saudável apenas reduz a gordura para índices aceitáveis, mas o que torneia o corpo, ou seja, dá músculos visíveis, é a atividade física. "Fazer atividade física é fundamental e não pela estética, mas pela qualidade de vida. Você pode perder até vários quilos só mudando a alimentação, mas sua pele vai sentir e seus órgãos internos também porque sofrerão com as mudanças do corpo", explica.

"Fazer atividade física também ajuda a deixar o corpo visualmente no padrão estético que a maioria das pessoas gosta, mas isso não pode ser feito aleatoriamente. O ideal é que se procure um profissional de educação física para acompanhamento constante a fim de obter melhores resultados", pede. De todo modo, a nutriciosta garante que o ideal não é pensar no projeto verão. "As pessoas deveriam transformar a saúde alimentar num projeto de vida, não de meses", encerra.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado