Ironia

Jô Soares debocha de Bolsonaro em carta: "Rei dos animais"

Texto cita vídeo em que presidente se compara a um leão ameaçado por hienas


Jô Soares e Bolsonaro
Jô Soares divulga segunda carta a Bolsonaro (Foto: Montagem NT)

Jô Soares escreveu uma nova carta a Jair Bolsonaro, publicada neste domingo (10), pela Folha de S. Paulo. Desta vez, o apresentador e humorista debocha do vídeo postado pelo Presidente da República há duas semanas, no Twitter, em que se compara a um leão atacado por hienas. Jô concorda com a comparação: "Vossa excelência é o leão. Vossa excelência é o rei dos animais!", diz, na publicação.

Em julho, Jô Soares já havia destinado um texto satírico ao presidente Jair Bolsonaro. Escrita em um francês "abrasileirado", a carta criticava a indicação de Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro e filho do presidente, para embaixador do Brasil nos EUA.

O texto mais recente de Jô ao presidente começa com uma frase em latim, atribuída ao escritor e senador romano Cícero. "Quo usque tandem abutere patientia nostra?" pode ser livremente traduzida para "Quão longe você vai abusar da nossa paciência?".

Entre as críticas ao presidente, Jô cita a coincidência que é um dos suspeitos das mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes morar no mesmo condomínio que vive a família de Bolsonaro.

"Agora, querem lhe responsabilizar pelo fato de sua ilibada residência localizar-se na mesma região onde, por uma coincidência estúpida, habitava também um certo Ronnie, de alva notoriedade (mas em outro lar doce lar, é claro!). Sem nenhuma ligação, um valhacouto de papalvos!", escreve Jô.

Na sequência do texto, o artista retoma o tema principal da carta: o vídeo divulgado por Bolsonaro em 22 de outubro. Na publicação, ele se compara a um leão que tentava escapar de hienas, associadas a diversos órgãos que tentariam prejudicar seu governo, como o STF e o próprio partido, PSL. Após má repercussão, Bolsonaro apagou o vídeo e pediu desculpas.

"Cheguei a pensar, quando vi o vídeo (por sinal, parabéns pela montagem), que talvez a figura de Mogli, o Menino Lobo, criado na selva, enfrentando múltiplos perigos, fosse mais adequado a vossa excelência", ironiza Jô.

"Meditei muito, passei a noite sem dormir, mas antes de apagar a luz estava começando um filme da Metro com aquele rugido característico: para mim, aquela mensagem foi decisiva. Pude finalmente dormir em paz: a sua definição é perfeita: vossa excelência é o leão. Vossa excelência é o rei dos animais", conclui o texto.

Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado