Opinião

Atuações do Ano: As melhores interpretações de 2023 no Brasil

Lista consagra as melhores interpretações de 2023


Montagem com as atuações do ano
2023 foi um ano recheado de grandes atuações - Foto: Montagem

O ano de 2023 voltou a ser intenso na TV brasileira. Após a pausa da pandemia em 2020, que atrapalhou as produções em 2021 e 2022, dessa vez tudo funcionou conforme o previsto, com lançamento de novelas inéditas na TV e muitas séries no streaming. Com isso, diversos atores e atrizes brilharam e tiveram seus momentos reconhecidos por trabalhos que impressionaram.

É bem verdade que nem sempre as obras fizeram jus ao talento dos artistas brasileiros, uma vez que boa parte foi capenga e não entregou o quanto prometeu. Mas não se pode dizer o mesmo dos elencos que, quase sempre, acertaram o tom e, em alguns momentos, mereceram destaques.

Primeira vítima de acidente aérero que matou 5 é identificada

Indulto de Lula barra perdão a presos no 8 de janeiro

A coluna Atuação da Semana premiou as interpretações que se destacaram na semana anterior aos textos, mas neste penúltimo domingo de 2023, a ideia é valorizar as melhores interpretações do ano, não focando em um recorte curto de poucos capítulos. Confira a lista

Adriana Esteves (Os Outros - Globoplay)

imagem-texto

É chover no molhado dar valor às atuações de Adriana Esteves. Dona de um dos maiores talentos da TV brasileira, a atriz já brilhou encarnando os mais diferentes personagens. Dessa vez não foi diferente e ela entregou tudo de si numa personagem complexa.

Na série Os Outros, do Globoplay, Adriana era uma mãe zelosa e que lutou até as últimas consequências para livrar o filho e a família dos riscos da violência. Um dos grandes trabalhos do ano.

Emílio Dantas (Vai na Fé - Globo)

imagem-texto

O trabalho de Emílio Dantas quase sempre é bom. Mas quando ele aceita papéis de vilões complexos, a tela se enche de luz porque o ator mostra do que é capaz. Em mais um trabalho arrebatador foi impossível não amar odiar e, em alguns momentos, até torcer por Theo.

Seu personagem, o antagonista da ótima Vai na Fé veio para coroar um ator que vem empilhando bons trabalhos nos útlimos tempos e que já merece aparecer no primeiro pelotão da Globo.

Christian Malheiros (Sintonia - Netflix)

imagem-texto

Sintonia é uma das melhores, senão a melhor série já feita no Brasil. Desde a primeira temporada o talento de Christian Malheiros chama a atenção e é de se estranhar que até o momento ele não tenha sido convidado para atuar em alguma novela.

Independente da opção de permanecer no streaming e no cinema, Christian brilhou e foi o dono da temporada de Sintonia e mostrou porque é um dos rostos da nova geração.

Gabriel Leone (Dom - Prime Video)

Atuações do Ano: As melhores interpretações de 2023 no Brasil

Dom é um dos grandes experimentos da Prime Video. Uma série segura e que mostra a riqueza da produção brasileira quando quer atingir o grande público. Gabriel Leone foi o nome correto para o papel e desde o primeiro ano mostrou talento e versatilidade.

Na segunda temporada, bem diferente da primeira, o ator ficou mais preso em cena, tendo que interpretar em espaços pequenos e talvez por isso seu talento gritou ainda mais alto.

Fábio Assunção (Todas As Flores/Fim - Globoplay)

Atuações do Ano: As melhores interpretações de 2023 no Brasil

Fábio Assunção esteve em dose dupla na TV em 2023. O ator brilhou na segunda parte de Todas As Flores e arrasou com um papel melancólico e cheio de camadas em Fim, série do Globoplay inspirado no livro homônimo de Fernanda Torres.

Se na novela do streaming, ele foi um vilão arrependido, contido e cheio de não me toques, mostrando um jeito diferente de interpretar, em Fim ele emprestou ao personagem seu lado versátil e cheio de movimentos, caras e bocas, brilhando em ambos os momentos.

Thelmo Fernandes (Todo Dia a Mesma Noite - Netflix)

Atuações do Ano: As melhores interpretações de 2023 no Brasil

Thelmo não é uma figurinha carimbada como parte importante de elencos nas produções brasileiros. Mesmo assim, acostumado a aparecer na TV, seja em papéis menores de novelas ou em produções de séries e cinema, ele viu a chavinha virar em 2023.

O ator não era o protagonista, mas um dos principais coadjuvantes de Todo Dia a Mesma Noite, forte série fictícia baseada no incêndio da boate Kiss e arrasou, fazendo milhões de brasileiros que acompanharam a produção se emocionarem com sua interpretação.

Sheron Menezzes (Vai na Fé - Globo)

imagem-texto

Sheron Menezzes sempre mereceu uma protagonista. Desde que a atriz surgiu, há muitos anos, como uma quase figurante, mostrava seu talento e sua capacidade. Após muito trabalho, sempre como coadjuvante e muitas vezes como antagonista ganhou a chance.

Como Sol de Vai na Fé, a atriz mostrou que sofreu racismo pela demora para um papel dessa envergadura e colocou seu nome no panteão dos grandes trabalhos.

Tony Ramos (Terra e Paixão - Globo)

imagem-texto

Um dos maiores atores da TV brasileira não costuma errar, mas nem sempre acerta em cheio. Tony brilha quase sempre, mas às vezes alcança ainda mais força em suas interpretações quando se sente à vontade em determinados papéis.

Este foi o caso do pérfido Antônio La Selva, de Terra e Paixão. Com um vilão sem nenhum escrúpulo, o ator mostrou o que todos sabemos, que é um dos maiores de todos os tempos.

Eliane Giardini (Terra e Paixão - Globo)

imagem-texto

Eliane Giardini nunca havia ganhado uma vilã na vida. Ainda assim, a atriz sempre ocupou espaços nas novelas e, quase sempre como coadjuvante, conseguiu chamar a atenção. São vários os trabalhos em que ela se destacou e foi um dos principais nomes da trama.

Em Terra e Paixão, o presente para tantos anos de carreira chegou com Agatha, uma vilã quase de desenho, tamanha a capacidade para fazer maldades caricatas. Sem errar em uma única cena, Eliane assombrou o Brasil e fez todo mundo odiar a personagem.

Glória Pires (Terra e Paixão/Mulheres de Areia - Globo)

imagem-texto

Glória Pires é uma das principais atrizes de todos os tempos no Brasil. Se falasse inglês, certamente tinha empilhado em sua casa uma série de estatuetas do Emmy e do Oscar, tamanha sua capacidade artística.

Em Terra e Paixão, ela vive uma vilã requintada, mas que põe a mão na massa e brilha em cada cena. Mas 2023 fica marcado por tê-la de volta na maior atuação de todos os tempos do Brasil com sua Ruth e Raque de Mulheres de Areia.

Marjorie Estiano (Fim - Globoplay)

Atuações do Ano: As melhores interpretações de 2023 no Brasil

Marjorie Estiano foi, de longe, a melhor atuação de 2023 no Brasil. Mesmo mais jovem, não é exagero dizer que a atriz, com 20 anos de carreira, já é um dos grandes nomes da TV brasileira e ficará marcada para sempre com um dos maiores talentos já vistos.

Em Fim, Marjorie da vida a uma mulher cheia de vida numa fase e dona de toda a melancolia do mundo em outra. Todas as dores vividas pela personagem são entregues sem filtro diante do público que não consegue fazer nada, a não ser ficar abobalhado com tamanho talento.

Termometro

Expresse seus sentimentos aos participantes do BBB 24

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado