É coisa nossa?

Nova programação do SBT mantém falta de diversidade e pouco espaço para pretos

A exemplo das concorrentes, brancos dominam grade da emissora de Silvio Santos


SBT
Nova programação do SBT mantém aspecto da atual - Foto: Divulgação/SBT
Por João Paulo Dell Santo

Publicado em 17/02/2024 às 08:17,
atualizado em 26/02/2024 às 11:23

A partir de 26 de fevereiro, se nada mudar mais uma vez, o SBT começa a colocar no ar a sua nova programação. Há modificações profundas previstas para as manhãs, com o Chega Mais, alteração no horário das novelas mexicanas, que passarão a entrar mais cedo, e a volta do Aqui Agora com um novo nome

Há ainda o SBT Brasil, agora com César Filho, o É Tudo é Nosso, uma bagunça generalizada que bebe na fonte do extinto Pânico na TV, e a reformulação por completo de toda a grade de sábado, com o Luccas Toon, Circo do Tirú e Sabadou com Virginia. 

+ Após rasgar R$ 10 milhões com aluguel de estúdio, Band rompe contrato antes da hora

+ Globo bebe na fonte de Mar do Sertão para resgatar público com No Rancho Fundo

Apesar dos acenos ao mercado, o novo SBT será do mesmo jeito que o atual: branco e nada diverso. De todas as estreias que consumirão os meses de fevereiro, março, abril e maio, nenhuma contará com um apresentador preto à frente. De manhã, de tarde, de noite, aos sábados e aos domingos, o canal da família Abravanel ampliará o espaço de brancos e não fará qualquer movimento para oferecer novos sotaques ao seu público. 

Atualmente, a emissora de Silvio Santos dispõe em sua programação de apenas um apresentador preto, Luiz Alano, e de duas co-apresentadoras, Cariúcha, no Fofocalizando, e Juliana Oliveira, no The Noite. Em A Infância de Romeu e Julieta, uma novela protagonizada por um jovem artista negro, Miguel Ângelo, há outros 6 adultos da mesma raça para outros mais de 30 nomes brancos. Uma discrepância.

 

Mesmo com a pouca diversidade por parte do atual e do novo SBT, é necessário destacar que o canal ainda assim oferece mais diversidade que concorrentes como Record, Band e RedeTV!. Está atrás, porém, da Globo, que possui uma política de inclusão mais elaborada e eficaz em suas novelas, entretenimento e jornalismo - apesar de ser igualmente contestada. Vale lembrar que, de acordo com dados do IBGE para o Censo 2022, pardos, pretos e indígenas representam 56,3% da população brasileira, o equivalente a 114,5 milhões de pessoas.

Outro Lado

Após a publicação da coluna, o SBT divulgou os nomes de seus talentos negros que são apostas na programação. Além disso, ressaltou que, desde sua inauguração, sempre deu espaço para artistas pretos.

"Esportes: Luiz Alano, The Noite: Juliana Oliveira, Circo do Tirú: Tirullipa, Fofocalizando: Cariúcha, A Infância de Romeu e Julieta: Miguel Ângelo (Romeu), Miguel Schmid (Téo), Fábio Ventura (Bernardo), Guilherme Sant Anna (Leandro), Karin Hils (Glaucia), Thamiris Mandú (Amanda), Lincoln Tornado (Enzo), Arlyane Carvalho (Nath), Lukas Cabral (Nando), Samuel Estavam (Dimitri), Yasmin Praddo (Sofia) e Beatriz Oliveira (Pórcia).

Além disso, historicamente desde antes de seu início, o SBT já dava oportunidade para pretos na apresentação de programas, algo incomum à época. Em 1977, a atriz e apresentadora Aizita Nascimento comandava telejornais na TVS Rio. Em 1981, a jornalista Ana Davies era uma das apresentadoras de O Povo na TV, além de comandar telejornais. Em 1982, o ator Zózimo Bulbul comandou o programa Isto é Incrível".

César Tralli no SBT

A respeito do novo SBT Brasil, cuja estreia está marcada para 11 de março, uma das inspirações para o formato do noticiário é o Jornal Hoje, da Globo. A exemplo do xará César Tralli, César Filho terá uma bancada menor que a atual e caminhará pelo estúdio, a fim de oferecer mais intimidade ao telespectador e um formato até aqui pouco explorado no prime time da TV aberta brasileira. 

Eita Lucas!

Em 20 de janeiro, esta coluna abordou os ajustes pelos quais o Eita Lucas! estava passando para se encaixar ao que a direção do SBT entendia como ideal para o programa. Pois bem, falatórios à parte, Lucas Guimarães e Carlinhos Maia pressionam o canal para marcar a data de estreia da atração o quanto antes. Dos projetos revelados ano passado, o Eita Lucas é o único que ficará para o segundo semestre de 2024. Não há nada pegando quanto ao comercial, pelo contrário. O próprio titular se encarregou de colocar a pasta debaixo do braço e correr atrás dos anunciantes. A questão é a mesma de antes: o conteúdo. 

Mexicanas ao mar

Para lançar o Tá na Hora!, a releitura do Aqui Agora, Daniela Beyruti jogará na fogueira um dos poucos produtos que oferecerem estabilidade na atual fase do SBT: as novelas mexicanas. Com médias entre 4 e 5 pontos de audiência e público fiel, os dramalhões entrarão mais cedo para dar lugar ao jornalístico apresentado por Marcão do Povo e Christina Rocha. A propósito, há, desde o início, um movimento nos bastidores que tenta demover a filha de Silvio Santos de cometer tal erro. 

Finjamos também

A Record encerrou nessa sexta-feira (16) a edição especial de Pecado Mortal. Com média de 2,5 pontos na Grande São Paulo, o folhetim de Carlos Lombardi teve 176 capítulos reduzidos a 34, em uma tesourada digna das bizarrices de Silvio Santos. Oficialmente, o canal trata a duração da trama estrelada por Fernando Pavão e Simone Spoladore como algo previsto desde o início, com uma espécie de esquenta para a nova programação, que estrearia somente após o Carnaval. Tá bom!

Cheirando a tinta

A reforma da nova redação da Globo São Paulo, que abriga os cenários do Hora Um, Jornal Hoje e Jornal da Globo, segue a todo vapor. A ideia, data hoje, é colocar as novidades no ar entre o fim de março e o início de abril. Até lá, os telejornais de Roberto Kovalick, César Tralli e Renata Lo Prete seguem no puxadinho do Mais Você. 

Que fase, garotinho!

Além da boa audiência na TV aberta e no YouTube, e da fila de anunciantes, o impagável Craque Neto se tornou um ímã de repercussão para a Band nas redes sociais. Sejam no Instagram ou no X/Twitter, os comentários e tiradas do apresentador e comentarista têm aumentado o número de seguidores do canal e levado novos espectadores a conhecerem outros produtos, disparando o número de engajamento dos perfis. O Neto, aliás, além de todo histórico no esporte, é um dos melhores comentaristas de política e fofocas da atualidade. Está sempre ligado em tudo, impressionante. Natuza Nery e Leo Dias que se cuidem! 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado