Enfoque NT

Final de semana mostra que Band quer voltar a ser o canal do esporte

Canal se popularizou nas décadas de 80 e 90 com transmissão de esportes pouco difundidos no Brasil


Logo da Band
Divulgação

A Band está voltando às raízes, pelo menos no final de semana. Quem observar a programação deste domingo (18), por exemplo, verá esporte das 10h55 até 20h, ou seja, pouco mais de nove horas de esporte ininterruptamente.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 2019 entra em campo abrindo os trabalhos, dando lugar às 13h ao "Band Esporte Clube", que depois entrega para o Brasileirão Feminino, às 14h. Essas atrações já são exibidas há alguns meses na emissora, mas neste domingo, em vez de documentários da BBC ou filmes às 16h, será transmitida a etapa de Pocono (EUA) de Fórmula Indy.

Por fim, o "Terceiro Tempo", às 18h15, entra falando da rodada do final de semana do Brasileirão, encerrando a longa programação esportiva da Band.

Nos anos 80 e 90, a emissora se consolidou como o "canal do esporte", onde a aposta era por esportes que ninguém mais mostrava, como a sinuca, vôlei, basquete, futebol americano, boxe, corridas, etc.

Com o passar do tempo, a estratégia foi mudando, e o esporte deixou de ser o carro-chefe da programação.

Outros tempos

Final de semana mostra que Band quer voltar a ser o canal do esporte

O idealizador do projeto foi Luciano do Valle. Ele acreditava que podia ser possível popularizar modalidades como NBA e NFL no país e sua narração didática ajudava no entendimento de um esporte pouco difundido até então.

Com o surgimento da TV por assinatura e a valorização dos eventos esportivos, os direitos foram se esvaziando.

Agora, há canais segmentados que fazem esse papel muito bem, embora o alcance de uma TV aberta como a Band seja muito maior.

Um movimento para resgatar a identidade da emissora já pode ser sentido depois de ter fracasso em 2018 no lançamento de programas de entretenimento como o dominical de José Luiz Datena e até um "Show do Esporte" reformulado, pautado no entretenimento.

Invariavelmente, está na veia da Band, assim como novelas está para a Globo e programas de auditório ao SBT.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado