Opinião

O maior erro do SBT na nova grade com influenciadores

SBT 2024: Estreias com Virgínia Fonseca, Lucas Guimarães, Luccas Neto e Tirullipa agitam a nova programação


Montagem com Vírginia Fonseca, Luccas Neto e Lucas Guimarães
Vírginia Fonseca, Luccas Neto e Lucas Guimarães são apostas do SBT em 2024 - Foto: Montagem/NaTelinha

Após o Carnaval 2024, o SBT concentra toda a sua atenção nos novos programas que, até o momento, estão agendados para estrear em março com a chegada de César Filho no SBT Brasil, Vírginia Fonseca, Luccas Neto e Tirullipa na grade de sábado e as atrações diárias Chega Mais e Tá na Hora. No entanto, a estratégia de como apostam nos influenciadores na nova programação exibe o principal erro artístico da emissora, indo contra a lógica de sua própria audiência.

Não estou aqui afirmando que a TV aberta não funciona com influenciadores digitais; essa é uma questão que pode ser abordada em outro contexto. No entanto, considerando que a atual direção do SBT deseja investir nesses novos talentos, é fundamental que o façam de maneira profissional.

Lucas Guimarães segue confirmado no SBT e programa vira o mais complexo da nova grade

SBT define datas de estreias de seus novos programas; confira

Não é razoável supor que o público fiel do SBT esteja familiarizado e ansioso pela estreia de Virgínia Fonseca e Lucas Guimarães. Eles precisam amadurecer na programação, e a direção deve garantir que os telespectadores, incluindo as donas de casa, conheçam esses novos talentos que ganharam fama produzindo histórias em publicações de 30 segundos nas redes sociais.

Falta estratégia do SBT 

Antes de alcançar o estrelato e o reconhecimento, Gugu Liberato (1959-2019) percorreu diversas etapas na televisão antes de conquistar um programa solo. Passou da Sessão Premiada para compartilhar o comando no início do Viva a Noite com Ademar Dutra, Paulo Barboza, Paulo Lopes e Jair de Ogum. O resto todo mundo já sabe o que aconteceu.

Quando Gugu migrou para os domingos, Silvio Santos tratou de comandar o Roletrando junto a ele, já pensando em acostumar seu público com sua nova aposta.

O maior erro do SBT na nova grade com influenciadores

Mara Maravilha e Sérgio Mallandro, antes de obterem êxito com seus programas infantis na década de 80, ficaram conhecidos como jurados do Programa Silvio Santos. Outro exemplo: o sucesso de Lívia Andrade no Jogo dos Pontinhos, a projetou como uma artista reconhecida. 

Digo isso para ressaltar que Virgínia Fonseca, Luccas Neto e Lucas Guimarães não provêm da Globo; eles surgem na tela do SBT devido ao sucesso em outra plataforma. Portanto, é necessário apresentá-los ao público da emissora antes de sua estreia. Precisa acontecer uma identificação, ou como esses influenciadores gostam de dizer: precisa ter o match com as colegas de trabalho.

Eles necessitam integrar a programação de maneira mais efetiva. Aguardar para realizar uma maratona de divulgação apenas nos dias que antecedem a estreia revela o maior erro na estratégia de emplacar esses influenciadores na televisão aberta.

Mesmo que por alguns meses, esses influenciadores deveriam participar do Jogo dos Pontinhos, do Programa do Ratinho, do Eliana e do Domingo Legal. Esse trabalho de identificação já deveria ter iniciado. Conquistar um novo público não implica em negligenciar a audiência fiel.  TV aberta é outra história, vide a desastrosa cobertura do Carnaval deste ano da Globo com esses influencers. O público não conhecia ninguém no vídeo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado