Coluna do Sandro

Da alegre 'Globo 90' a fúnebre 'Globo 100': A perda da emoção simples na TV

Vídeo dos 100 anos da Globo falha em não emocionar, tem tom fúnebre e já foi esquecido após 10 dias


Montagem do NaTelinha com as logos da Globo
Globo deixou de emocionar com o simples - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 26/02/2025 às 06:11,
atualizado em 26/02/2025 às 10:35

Com locução de William Bonner, a campanha Globo 100 anos, lançada no dia 17 de fevereiro durante o Fantástico, tentou marcar a data com uma narrativa que mostrasse a conexão da emissora com o dia a dia do brasileiro. No entanto, menos de 10 dias após seu lançamento, o vídeo comemorativo já foi esquecido. Em tom fúnebre, a produção não tem a força necessária para marcar uma data tão importante para o maior grupo de comunicação do país.

Sem as câmeras 8k, um estúdio de alta tecnologia ou filtros de cinema, a simplicidade da vinheta 'Globo 90 é nota 100', de dezembro de 1989, abrindo as festividades dos 25 anos da TV Globo, tinha muito mais energia e emoção.

Carnaval 2025: Band transmitirá pela 1ª vez apuração da Série Ouro do Rio

Galvão Bueno chega à Band através de sociedade; saiba como

Sentimentos que não foram despertados na campanha dos 100 anos, que pareceu se perder em sua alta técnica de gravação, esquecendo o que realmente cativa o público: a autenticidade da simples emoção.

A campanha ‘Globo 100 anos’ transmite a sensação de um vídeo em homenagem a alguém falecido, em vez de algo que se projeta para o futuro. Houve um erro na concepção, ao tentar emocionar através da técnica, talvez este tenha sido o maior equívoco.

Campanha Globo 100  anos não cumpriu sua missão

Apesar da qualidade do vídeo, é provável que ninguém se lembre dele daqui a 100 anos, ao contrário da vinheta ‘Globo 90’. Se após apenas 10 dias ele já perdeu sua relevância, é um sinal de que não conseguiu cumprir seu principal propósito.

Pode parecer saudosismo, mas é apenas a constatação de que a TV deixou de emocionar com a simplicidade. Hoje, valorizamos mais os cenários de LED e os enquadramentos de câmeras do que aquilo que realmente se comunica diante das câmeras: o conteúdo do produto.

A Globo de 1990, ao comemorar seus 25 anos, tinha uma conexão genuína com o público graças ao seu elenco grandioso. Nos vídeos dos 60 anos, o destaque parece ser tudo o que ela já fez no passado, como se a emissora tivesse parado no tempo e estivesse apenas revivendo suas glórias passadas.

Será que a Globo se esqueceu de que o público também espera inovação e emoção no presente, e não apenas um passeio nostálgico pelo passado? Ainda dá tempo de corrigir e buscar produzir algo marcante nos 100 anos do Grupo Globo.

Mais um verão, verão vocês em nossa telas/ Mais emoção, 25 primaveras/ Um voo no espaço, à frente do tempo/Revive e renasce cada vez mais forte/Toda a esperança em nosso futuro/ Não tem pra ninguém, a Globo 90 é nota 100! Globo 90, não tem pra ninguém, é nota 100!

Trecho do jingle "A Globo 90 é nota 100"

Assista ao vídeo "A Globo 90 é nota 100":

Assista ao vídeo Globo 100 anos:

Imagem da thumbnail do vídeo

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado