Opinião

SBT volta no tempo, aposta no barraco e isso é um péssimo sinal para o mercado

Emissora precisa repensar sua programação para ajudar o departamento comercial


Montagem com Leo Dias e Chris Flores no Fofocalizando
Fofocalizando passou a apostar em gritos e discursões na busca pelo Ibope - Foto: Montagem/NaTelinha

As TVs abertas enfrentam uma das suas maiores crises de faturamento. Em 2022, a Globo fechou no positivo graças à venda da Som Livre, a Record teve um prejuízo de meio bilhão de reais e a Band vem demitindo para quitar dívidas. Neste cenário tenebroso, o SBT manda um péssimo recado ao mercado publicitário quando aposta no barraco, sensacionalismo e baixaria para sair do terceiro lugar no Ibope.

Talvez, por ter sido a única emissora que passou 2022 com lucro, mas precisa lembrar que é um resultado impulsionado pelas vendas das Libertadores que já migrou para a Globo. Em 2023, o carro-chefe do SBT nas agências de publicidade foi a Champion League, competição europeia que o canal ainda não garantiu os direitos de transmissão para a temporada 2024/2025.

No mercado, a grande reclamação é a ausência de produtos no SBT capazes de atrair grandes anunciantes. Problema que Luciana Valério, nova diretora comercial da emissora, vai enfrentar como enfrentou seus antecessores no cargo.

Na grade diária atual, o SBT oferece às agências no período da manhã o policialesco Primeiro Impacto, onde um dos apresentadores tem um galo empalhado no cenário e as reportagens são exibidas e reexibidas num looping das 06 às 13h. 

SBT voltou a apostar no sensacionalismo

No período vespertino, o canal passou a apostar em novelas brasileiras antigas e tramas mexicanas. E no recheio, transmite os barracos e gritos do Fofocalizando. Um produto que passou a seguir uma linha editoria da espetacularização da notícia. No horário nobre, sobra o cambaleado SBT Brasil, as novelas infanto-juvenis e o Ratinho.

Para poder sobreviver nos próximos anos, com a tendência do mercado de apostar em anúncios nas plataformas digitais, o SBT não pode ser refém do popularesco para tentar tocar o sino.

Cenas desagradáveis como na última quarta-feira (14), quando o Fofocalizando exibiu o bate-boca entre os apresentadores e a esposa de Stênio Garcia ou o Ratinho ter como principal atração uma filha que tenta agredir a mãe, o mercado não compra mais.

+ Esposa de Stênio Garcia quebra o pau no SBT, detona Leo Dias e sobra para Silvio Santos 

+ Esposa de Stênio Garcia diz que passou mal após barraco no Fofocalizando: “Invadida e agredida

Fazer programas popularescos é tão fácil quanto produzir um programa para as classes AB. Nas décadas de 80 e 90, esse formato teve espaço e agitou os números de audiência. O Povo na TV (1980 - 1984), Aqui Agora (1991 - 1997), O Homem do Sapato Branco, criado em 1966 na Globo, utilizam de um formato de TV que ficou no passado. Insistir nisso para o futuro é um erro.

Sandro Nascimento

Hoje o caminho da televisão é fazer uma grade que tenha potencial de disputa de audiência, seja popular e tenha atratividade no mercado publicitário, mas isso é difícil. A Globo é a que mais se aproxima desse formato, não por acaso sua liderança.

Justiça precisa ser feita. O SBT tem alguns programas semanais quem são bons de vendas como o Programa Silvio Santos, Domingo Legal, Eliana, Bake Off Brasil e o Esquadrão da Moda, mas na programação diária está no déficit.

Nos bastidores, existe uma grande expectativa que Daniela Beyruti, filha de Silvio Santos, possa mudar esse velho SBT, criar uma emissora moderna, sem perder seu perfil popular e voltar a ser competitiva. Precisa ser rápida e tirar esse ranço de Dudu Camargo da grade.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado