Coluna do Sandro

GloboNews enfrenta dilema bilionário com CNN Brasil e Jovem Pan

Canal de notícias da Globo observa crescimento da CNN Brasil e Jovem Pan em diversas plataformas


Montagem com Daniela Lima e Tiago Pavinatto  com a logo da GloboNews
Daniela Lima e Tiago Pavinatto são estrelas da CNN Brasil e Jovem Pan - Foto: Montagem/NaTelinha
Por Sandro Nascimento

Publicado em 30/03/2023 às 09:25,
atualizado em 30/03/2023 às 09:45

A CNN Brasil e a Jovem Pan News estão ampliando o alcance da sua programação para diversas plataformas: YouTube, redes sociais, parabólicas, rádio e, recentemente, nos televisores com internet da Samsung. O NaTelinha apurou que este cenário vem sendo debatido internamente na GloboNews, mas a avaliação é que abrir o sinal fora da TV paga pode gerar um impacto bilionário no caixa do Grupo Globo.

No negócio de TV por assinatura, os Canais Globo representam cerca 50% do valor que os clientes pagam pelos pacotes das operadoras, conforme uma fonte contou à coluna. Embora o mercado PayTV enfrente um brusca queda de assinantes nos últimos anos, o dinheiro oriundo deste negócio ainda é uma importante fonte de receita para a Globo.

Além disso, Multishow, Viva, GNT, Gloob, GloboNews, Telecine, dentre outros que fazem parte do portfólio da Globo, num total de 30, são chamariz para uma assinatura mais cara do Globoplay.

Em fevereiro de 2023, conforme adiantado pelo NaTelinha, a GloboNews ficou em segundo lugar no ranking do canais pagos mais assistidos, de acordo com a aferição da Kantar Ibope Media. Ou seja, é um canal estratégico para puxar assinaturas.

Por consequência, se a Globo decidir seguir seus concorrentes no segmento de canais de notícias e ampliar o sinal da GloboNews fora da TV paga, como parabólica e CTV (TV conectada), como fez a Jovem Pan e a CNN Brasil, o grupo vai precisar renegociar seus contratos com as operadoras e teria que abrir mão de parte de uma receita bilionária em busca de um faturamento ainda incerto.

Sem GloboNews, CNN Brasil e Jovem Pan marcam presença nas plataformas digitais

De acordo com fontes ouvidas, o faturamento das TVs conectadas ainda não é capaz de manter uma operação exclusiva para a plataforma, pelos menos por enquanto. A Globo está fazendo teste com os chamados “fast channels” e já disponibilizou dois canais: Receitas FAST e GE FAST.

Por outro lado, além do faturamento, nos bastidores da GloboNews se observa o efeito que pode causar na influência política a estratégia dos seus concorrentes de decidirem ser multiplataforma.

Atualmente, a líder de audiência entre os canais de notícias na TV paga não tem presença significante no ambiente digital. A CNN Brasil e a Jovem Pan News possuem canais no YouTube com 4 e 7 milhões de escritos, respectivamente.

Na última quarta-feira (29), o recorte do programa Linha de Frente da JP sobre a participação polêmica de Nikolas Ferreira na CCJ tinha cerca de 145 mil visualizações. No canal da CNN Brasil, uma reportagem sobre o assassinato da professora na Escola Estadual Thomazia Monto já tinha alcançado 245 mil views, em poucas horas. No mercado, ainda circula a informação de que a franquia da CNN no Brasil busca uma TV aberta para disponibilizar sua grade.

Diante disso, numa audiência somada entre TV paga, parabólicas, rádios, CTV e YouTube, a liderança da GloboNews no segmento de notícias pode estar ameaçada.

O NaTelinha procurou a Globo para comentar a reportagem, mas a emissora não se pronunciou.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado