Coluna do Sandro

Faustão, Xuxa e Silvio Santos são recordistas na história da Globo

Há 31 anos no ar, Domingão do Faustão volta a ser gravado nos Estúdios Globo após a Covid-19


Fausto Silva, Silvio Santos e Xuxa são recordistas da Globo
Montagem NaTelinha

Após cinco meses gravando o Domingão de casa e tendo como cenário sua badalada coleção de miniaturas de carros, Fausto Silva retornou aos estúdios da Globo e neste domingo (23) será exibido o primeiro programa totalmente inédito desde o início da pandemia do novo coronavírus. No ar há 31 anos, o Domingão do Faustão é o programa de entretenimento da Globo que por mais tempo é exibido em sua programação. Além dele, Xuxa Meneghel e Silvio Santos são artistas recordistas nos 55 anos da história do canal carioca.

Faustão foi contratado pela Globo na década de 80 após se destacar no comando do Perdidos na Noite (1984 - 1988) na Band. A estratégia da emissora era enfrentar Silvio Santos no SBT no único dia em que a Globo não era líder de audiência na Grande São Paulo.

Com isso, com direção de Detto Costa (ex-Programa Silvio Santos), no dia 6 de março de 1989 entrava no ar o primeiro Domingão do Faustão. O programa mudou, definitivamente, o cenário da guerra pelo Ibope dominical. De lá pra cá, já se passaram 31 anos na grade da Globo e conquistando o título de programa de entretenimento mais antigo da emissora.  

Ao seu lado, outro recordista na história da Globo é o próprio Silvio Santos. Nunca na história do canal um artista teve um programa com tanto espaço na grade. Silvio chegou a ter oito horas, ao vivo, na programação dominical da Globo

Faustão, Xuxa e Silvio Santos são recordistas na história da Globo

Sem contar o período que foi transmitido pela TV Paulista, canal 5, frequência comprada por Roberto Marinho, o Programa Silvio Santos chegou a ser exibido de 12h às 22h, mas a atração se consagrou de 11h30 às 20h. Na emissora permaneceu entre 1965 e julho de 1976. Era um fenômeno de audiência e de publicidade.

Se Fausto Silva é recordista na Globo por comandar o programa de maior período de exibição e Silvio Santos por ter tido o maior espaço de horas na grade, Xuxa Meneghel entra na lista por se a artista que mais atrações apresentou na emissora.

Xuxa comandou 11 programas na Globo

Faustão, Xuxa e Silvio Santos são recordistas na história da Globo

Ao todo, ela ficou à frente de 11 programas durante os 28 anos que seguiu contratada da Globo. Além dos especiais, as atrações fixas foram: Xou da Xuxa (1986 -1992), Bobeou Dançou (1989), Xuper Star (1991), Paredão da Xuxa (1992), Xuxa (1993), Xuxa Park (1994- 2001), Xuxa Hits (1995), Planeta Xuxa (1997 - 2002), Xuxa no Mundo da Imaginação (2002 - 2004), TV Xuxa (2005 - 2014) e Conexão Xuxa (2008).

Com status de popstar brasileira, nos anos 90, Xuxa tinha uma exposição na vitrine da Globo nunca antes conquistada por outro artista. Chegou a ficar no ar de segunda a domingo e ainda o direito de ter especiais de Natal (1989 - 2010) como Roberto Carlos.

Dos três artistas recordistas da Globo, apenas Fausto Silva permanece contratado. Xuxa anda flertando seu retorno nos bastidores, após cinco anos na Record, e Silvio Santos, no SBT, continua incomodando a audiência da sua antiga emissora com seu programa dominical que permanece na televisão há 57 anos ininterruptos.

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado