TV Xuxa

Há 15 anos, Xuxa estreava seu último programa na Globo

TV Xuxa foi o último programa da apresentadora no canal carioca


TV Xuxa em 2005
TV Xuxa na estreia em 2005 - Reprodução/TV Globo

Depois do Planeta Xuxa, exibido entre 1999 e 2002 nas tardes de domingo, a Globo resolveu apostar na Rainha dos Baixinhos mais uma vez nas manhãs diárias da emissora, na tentativa de combater os desenhos do SBT.

A primeira tentativa, Xuxa no Mundo da Imaginação, não deu certo. Exibido entre 2002 e 2004, a atração começou com 19 pontos de média em outubro daquele ano, em plena 9 e meia da manhã, alavancando programas na sequência, mas o sucesso durou pouco.

Poucos meses depois, os problemas começaram e o teor educativo e quadros rotativos foram deixando de agradar, até sair do ar em dezembro de 2004, perdendo para o SBT.

A Globo resolveu dar mais uma chance e reformular completamente o programa, ganhando outro nome. Entrava no ar, em 4 de abril de 2005, o TV Xuxa.

Estreia cercada de expectativa

Há 15 anos, Xuxa estreava seu último programa na Globo

Xuxa contou que a extinção do Mundo da Imaginação partiu dela. "Era a única atividade minha que não ia bem. O filme, o disco e o vídeo do ano passado deram certo. Então, pedi ajuda à direção da Globo", afirmou em coletiva de estreia do TV Xuxa, se mostrando insatisfeita com a própria audiência.

"Quero trabalhar com criança, tenho 20 anos de experiência, mas precisava saber a melhor forma de atingir esse público. Eles me ofereceram o núcleo de Jorge Fernando e deu tudo certo", acrescentou.

A única exigência de Xuxa foi manter o foco no infantil. E a princípio deu certo, começando as primeiras semanas vencendo o SBT novamente.

Logo, as disputas começaram a ficar mais equilibradas e a TV Xuxa e o Bom Dia & Cia a se alternar nos primeiro lugar.

A Globo apelou para lançamento de desenhos, mas em dezembro de 2007, decidiu que o TV Xuxa seria extinto de vez. No lugar, entrou o Mais Você, de Ana Maria Braga, no ar até hoje.

Nova reformulação

Há 15 anos, Xuxa estreava seu último programa na Globo

A partir de 2008, o TV Xuxa estreou nas manhãs de sábado totalmente remodelado. Um programa feito para a família, como Xuxa fazia questão de dizer.

Sem desenhos animados, o programa investiu em games, musicais, entrevistas e gincanas, e ficou no mesmo horário até 2011, quando migrou para às tardes, onde terminou no verão de 2014.

Renegociando o contrato de Xuxa

No final de 2013, as primeiras notícias começaram a pipocar na imprensa sobre o término do contrato de Xuxa. Em 2016, ela completaria 30 anos de Globo.

A loira foi diagnosticada com sesamoidite, uma inflamação nos ossos sesamoides, pequenos ossos localizados no pé. O plano era que Xuxa cuidasse disso e ficasse fora do ar por até um ano. Ela vinha sofrendo fortes dores na região desde julho de 2012.

O último TV Xuxa registrou recorde no Ibope, com 12 pontos de média. A apresentadora avisou ao público que teria que parar para cuidar da sua inflamação, mas nunca mais apresentou um programa na Globo.

Em 2015, foi contratada pela Record.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado