Coluna do Sandro

Opinião: RedeTV! completa 20 anos com o desafio de manter o sócio calado

Marcelo de Carvalho, dono da RedeTV!, se posiciona de forma polêmicas nas redes sociais


Marcelo de Carvalho
Divulgação/RedeTV!

Substituindo o sinal da extinta Rede Manchete (1983 - 1999), a RedeTV! comemora 20 anos no ar nesta sexta-feira (15). Infelizmente, a festividade fica ofuscada diante das notícias de demissão e ameaça de cortes de programas, que ganharam o protagonismo da imprensa nas últimas semanas.

Com uma programação popular e em alguns momentos flertando intensamente com o popularesco, ao logo da sua história, a emissora ganhou a imagem do vale-tudo pela audiência. Isso se explica porque a grade da RedeTV! é composta por um leque de opções que muitas vezes se distancia do interesse do mercado publicitário em prol do fácil Ibope.

Mas mesmo apostando em pegadinhas e barracos dos famosos e subcelebridades, a emissora não consegue atingir 1 ponto de média-dia na Grande São Paulo.

Só que nem sempre foi assim. A RedeTV!, que já teve em seu elenco nomes como Hebe Camargo, Adriane Galisteu, Marília Gabriela, Fernanda Lima, Clodovil, Juca Kfouri e Rubens Ewald Filho e revelou inúmeros humoristas no Pânico, entrou no ar no dia 15 de novembro de 1999, às 7 da manhã, tendo a proposta de ser uma alternativa de qualidade na televisão e apostando em tecnologia.

Após 20 anos, a qualidade, com algumas exceções, ficou pelo caminho, mas ela continua sendo uma referência em tecnologia na televisão. Hoje, a RedeTV! é uma das emissoras brasileiras que possuem a melhor estrutura tecnológica. Foi a primeira TV que transmitiu o sinal 100% HD, repetiu no 3D, apostou na interatividade, cenários virtuais, e possui uma bela e imensa sede em São Paulo que comporta um dos maiores estúdios de TV da América Latina.

Surpreso? Esse é o potencial da RedeTV! que ninguém vê na televisão.

As opiniões de Marcelo de Carvalho

Opinião: RedeTV! completa 20 anos com o desafio de manter o sócio calado

E este momento de data festiva seria interessante servir como uma reflexão, além de avaliar os tropeços e acertos ao longo da história. O mercado enfrenta uma severa crise, e como todas os demais canais, a RedeTV! não está imune a isso. Em meio a vários desafios, um importantíssimo é deixar Marcelo Carvalho, sócio ao lado de Amilcare Dallevo, longe das redes sociais e calado.

Este espaço sempre vai defender a pluralidade de opiniões e o direito de expô-las publicamente.  E também não vai entrar no mérito dele estar certo ou errado. O que se discute é que até que ponto as polêmicas posições do empresário, que foi uma grata surpresa como apresentador, não reverbera de forma negativa para a RedeTV!?

Não é comum donos de TV se posicionarem publicamente com toda efervescência quanto Marcelo. Ele critica ex-governos, acirra a polarização política, apoia movimentos contra a Globo e direitos trabalhistas dos seus funcionários. Sem medir palavras. Direto e reto.

Até que ponto o viés político do dono de um canal de TV, exposto de forma tão contundente, não pode comprometer a confiança na isenção do seu jornalismo? Até que ponto o canal perde valor de marca? Até que ponto isso não pode acarretar uma rejeição do telespectador? São questionamentos que deveriam ser feitos.

No caso do jornalismo, credibilidade é a principal mercadoria de um telejornal na hora de vender um espaço publicitário nas agências. E valor de marca sempre agrega na hora de uma empresa decidir vincular seu negócio com um determinado canal. O mercado está cada vez mais rigoroso e atento aos movimentos da segunda tela. Fica a reflexão e a torcida por mais 20 anos da RedeTV!.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado