Exclusivo

Advogado de Hermano Henning fala em fraude praticada pelo SBT durante 23 anos

Veja também: Departamento de jornalismo do SBT em alerta; Wagner Montes aumenta a audiência da RecordTV Rio; Globo veta imprensa no "Criança Esperança"


Hermano-Henning_a73738c216410d0317e78f6463ad5b4c4ceb11c7.jpeg
Fotos: Divulgação

O apresentador Hermano Henning, 71, que durante 23 anos fez parte do casting do jornalismo do SBT, decidiu entrar com uma ação na Justiça contra a emissora, com o intuito de receber todos os seus direitos trabalhistas, após deixar a emissora apenas com um salário em mãos.

Em conversa com a coluna, André Froes de Aguilar, advogado do jornalista, explica que Hermano era contratado como pessoa jurídica do canal de Silvio Santos: "A única coisa que o Hermano recebeu nesses últimos 23 anos foi seu salário. Estamos pedindo o reconhecimento do vínculo deste período todo, como férias, 13º, FGTS, equiparação salarial com empregados da mesma função que ganhavam mais na empresa e o período que ele ficou na geladeira".

Advogado de Hermano Henning fala em fraude praticada pelo SBT durante 23 anos

- Hermano Henning diz que foi substituído por jovens "mais comprometidos na busca de audiência"

- Fora do SBT, Hermano Henning assumirá a TV Câmara de Guarulhos: "bem diferente"

Segundo o advogado, no final do vínculo do apresentador com o SBT, a emissora ofereceu um contrato "tampão" com uma redução de 50% de salário num período de três meses. "A própria Justiça do Trabalho hoje reconhece a pejotização como uma fraude aos direitos trabalhistas, aplicando o artigo 9º da CLT. Afinal, foram 23 anos de SBT e de um dia pra noite, simplesmente falaram que o Hermano não iria trabalhar mais", conta.

Para André Froes de Aguilar, a figura da pessoa jurídica nada mais é uma máscara para fraudar a legislação trabalhista.

"A estimativa de valor é só depois que a gente tiver uma sentença reconhecendo o vínculo. Por enquanto não tem valor nenhum", esclarece o advogado.

Procurados, Hermano Henning e SBT não quiseram se pronunciar sobre o assunto.

Departamento de jornalismo do SBT está em alerta

Produtos como "Primeiro Impacto" e até mesmo o "SBT Brasil" não tem atraído grandes anunciantes. E para conseguir alguns deles, precisa conceder descontos além do que já é praticado normalmente no mercado. Mesmo assim, existe um problema de rejeição.

Atentos a esse realidade, existe uma grande preocupação no setor de jornalismo do SBT sobre possíveis demissões no departamento. A tensão é grande.

Um exemplo é que o "SBT Brasil" vem oscilando entre um e dois intervalos comerciais. Vale destacar que estamos falando do principal produto jornalístico da emissora e no horário mais caro da televisão, o prime time.

De quem é a culpa desta realidade?

- SBT define data de estreia de sua próxima novela das tardes, "Um Caminho para o Destino"

SBT prioriza outros formatos e voltará com "Hell's Kitchen" em 2018

Wagner Montes aumenta a audiência da RecordTV Rio

Advogado de Hermano Henning fala em fraude praticada pelo SBT durante 23 anos

- Afastado há cinco meses da TV, Wagner Montes desabafa: "achei que eu ia morrer"

Após seis meses fora do ar, com diversas complicações de saúde, Wagner Montes voltou a apresentar o telejornal "Balanço Geral RJ Manhã", na RecordTV Rio, desde o dia 25 de julho, e os efeitos começam a aparecer.

Em comparação com junho, o noticiário cresceu 25% de audiência e vem atingindo uma média de 2,5 pontos na faixa das 6h30.

Na última quinta-feira (10), o "Balanço Geral RJ Manhã" marcou média de 3 pontos contra 2,5 do SBT, permanecendo em segundo lugar na preferência do público no horário.

Globo veta imprensa no "Criança Esperança"

Advogado de Hermano Henning fala em fraude praticada pelo SBT durante 23 anos

7 looks campeões de audiência entre as atrizes da Globo

Além do formato, "Criança Esperança" e "Teleton" se diferenciam na cobertura que suas emissoras proporcionam ao trabalho da imprensa.

Enquanto no evento promovido pelo SBT, preservando a transparência, os jornalistas têm livre acesso a todas as informações no local do programa, a Globo não liberou a imprensa ao "Criança Esperança".

O material da atração será produzido pela equipe da emissora e enviado para os veículos de comunicação. Todo mundo receberá igual e sem chances de questionamentos.

Este ano, o "Criança Esperança" acontecerá no próximo sábado (19), depois da novela "A Força do Querer".

Mudanças na Globo

A Globo vai começar a mudar o modelo de contrato com os seus principais autores de novelas, incluindo os veteranos. Tudo será de forma gradual conforme os atuais compromissos forem vencendo.

Um salário mais baixo está entre essas mudanças.

Por onde anda a Angélica?

Advogado de Hermano Henning fala em fraude praticada pelo SBT durante 23 anos

Luciano Huck se derrete por Angélica: "melhor companhia impossível"

Um grande exemplo de que nem sempre estar na Globo é sinônimo de prestígio é a Angélica com seu "Estrelas". O programa é muito ruim, tem repercussão zero e deixa o talento da apresentadora totalmente subutilizado.

Às vezes permanecer na Rede Globo tem seu preço.


Eu fico por aqui ou toda hora no Twitter @sandronascimm

Advogado de Hermano Henning fala em fraude praticada pelo SBT durante 23 anos

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado