Colunas

Após um ano na Record, contratação de Xuxa não se justifica e decepciona

"Enfoque NT" analisa primeiro ano de Xuxa Meneghel na Record


xuxanarecord0216.jpg
Xuxa completa um ano na Record - Divulgação/TV Record
No dia 17 de agosto de 2015, há exato um ano, Xuxa Meneghel estreava seu programa na Record, mudando de ares após quase 30 anos na Globo, movimentando a história da televisão brasileira.
 
O namoro com a Record perdurou por alguns anos e acabou em casamento em março do ano passado, quando a emissora anunciou sua contratação, lhe prometendo total autonomia e um programa ao vivo.
 
Na Globo, a apresentadora havia comandado o "TV Xuxa" entre 2005 e 2014, e após muitas reformulações nesses quase 10 anos de programa, chegou ao fim com um formato bem parecido ao que ela fez nos áureos tempos do "Planeta Xuxa", entre 1997 e 2002.
 
O "TV Xuxa" era líder absoluto, já que não tinha concorrência, mas um problema no pé impediu que a apresentadora continuasse o programa, que não voltaria mais para o ar.
 
Sem espaço na grade, esta coluna questionou, no final de 2014, o que Xuxa ainda fazia na Globo. Sua presença na casa se resumia a participações pontuais em alguns programas e projeto algum era lhe oferecido. Seu destino era mesmo mudar de canal. 
 
[galeria]
Começo de casamento é sempre uma alegria. E assim foi com Xuxa e Record. A apresentadora, nas primeiras edições, sempre fez questão de dizer que "estava em casa" e tinha liberdade, que estava achando o máximo fazer ao vivo, coisa que nunca conseguiu na ex-emissora. 
 
Mas com o passar do tempo, vieram as derrotas consecutivas para o SBT no Ibope (apesar do bom poder comercial de Xuxa) e, sem demonstrar poder de reação, a Record começou a cortar as asinhas da loira.
 
Pouco depois, funcionários do seu programa foram sendo demitidos para serem recontratados pela produtora Casablanca, que hoje é quem cuida da atração. A revolta foi absoluta.
 
Em janeiro, outro baque: após comentários considerados inadequados por parte da direção da Record, o programa passou a ir ao ar gravado. Em novembro de 2015, Anitta se esquivou de Xuxa de perguntas sobre sexo, ficando sem graça, e a apresentadora não escondeu sua impaciência, motivando a tirar a loira do ao vivo.
 
 
Ainda em janeiro, a Record decidiu tirar Mariozinho Vaz da direção (que veio da Globo) do "Xuxa Meneghel" e chamou Ignácio Coqueiro, que até então, dirigia Rodrigo Faro. Os resultados continuaram aquém do esperado. 
 
Mais podada e indo ao ar gravada, como na Globo, Xuxa completa um ano de Record não agradando a ninguém: ela mesma, que deve ter se frustrado com as promessas que o canal havia lhe feito; a direção, com os baixos números de audiência; e seus próprios fãs, que acreditam que a eterna rainha dos baixinhos tem um potencial não aproveitado e está de mãos atadas, sem poder fazer muita coisa.
 
Definitivamente, Xuxa e Record é um casamento que não deu certo. 
 
 
Thiago Forato é jornalista, escreve sobre televisão há 11 anos e assina a coluna Enfoque NT há cinco, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Converse com ele: thiagoforato@natelinha.com.br  |  Twitter: @tforatto
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado