Colunas

Globo oxigena programação dominical com nova dobradinha no começo da tarde

Coluna "Enfoque NT" analisa grade com "Escolinha do Professor Raimundo" e "The Voice Kids" e destaca o desgaste do "Esquenta!"


bruno-mazzeo-raimundo.jpg
Bruno Mazzeo é o novo Professor Raimundo na "Escolinha" - Divulgação/TV Globo
A Globo começou sua programação de domingo com o pé direito em 2016. Além da “Escolinha do Professor Raimundo - Nova Geração”, ela estreou neste domingo (3) o “The Voice Kids”.
 
O horário já foi ocupado pelo “The Voice” em 2011, quando estreou sua primeira temporada, mas diante do potencial que a Globo acreditou que o reality tinha, em 2012 migrou para as quintas-feiras à noite. E deu certo.
 
 
O ponto aqui é como a programação dominical da Globo carecia de novidades. O “Esquenta!”, que antes era apenas um especial de verão, acabou se tornando fixo em 2013. 
 
Em meio a um cenário de cores quentes e vibrantes, o “Esquenta!” teve uma Regina Casé mais madura como comunicadora em meio a um palco com figuras de diversas linhas musicais e políticas, numa grande miscigenação, como é o Brasil, mas o prazo de validade expirou.
 
Por vezes, a atração de Regina Casé pecou pelo excesso de convidados sem participação alguma e tamanha mistura dentro do programa acabava ocasionando numa identidade confusa, sem contar as edições bruscas. Não é pra menos. O programa que a Globo transmite tem menos de 60 minutos de arte, enquanto a gravação é uma verdadeira maratona e um desafio para quem edita.
 
 
O “Esquenta!” teve sua importância, principalmente quando havia mais tempo para ser formatado, e passando a ser fixo, caiu no desgaste da fórmula com convidados de fazer o telespectador mudar de canal ou simplesmente desligar a televisão. 
 
O modelo de grade até então formado por “Esporte Espetacular”, “Esquenta!” e filme antes do futebol, já precisa ser revisto, e a Globo está tendo a prova neste verão sem as transmissões esportivas e o próprio auditório de Regina Casé, que está de férias.
 
É claro que tirar o “Esquenta!” para colocar um produto ainda mais intragável, como o “Divertics” foi, não adianta. Neste caso, a nova “Escolinha” e o “The Voice Kids” foram tiros certeiros que caíram como uma luva para o horário, que necessitava de um segmento diferente daquele de auditório. Para isso, a Record e o SBT já brigam com o “Domingo Show” e o “Domingo Legal”, respectivamente. 
 
Além disso, na própria questão dos números, o “Esquenta!” já está dando sinais de cansaço, minguando entre 8 e 10 pontos no Ibope na Grande São Paulo nos últimos meses. Enquanto neste domingo (3), a “Escolinha” deu 16 e o “The Voice Kids”, 18. Claro que tem a questão que o share (índice de televisores ligados) estava mais alto por conta da chuva e o fator novidade. Mas tudo tem seu tempo. E o programa de Regina Casé, ao que parece, está chegando ao fim. 
 
 
Com duas atrações leves, divertidas e com foco na família, a Globo acertou na dobradinha aos domingos à tarde. Porém ambas as atrações já têm data para terminar. Enquanto a “Escolinha” chegará ao fim no dia 24 de janeiro, o “The Voice Kids” terá sua final exibida no dia 20 de março.
 
Para fisgar o telespectador, é necessária uma maior rotatividade de bons programas, o que nem sempre acontece. Nesse caso, valeu a tentativa. O “Esquenta!” regressa às telas junto com a nova programação da Globo, em abril.
 
Primeiro artigo de 2016
 
Como este é meu primeiro artigo em 2016, o que posso desejar a todos é um excelente ano, repleto de felicidades e realizações com bastante saúde. Como disse em outras oportunidades, parto do pressuposto que a virada de um ano não determina uma nova vida ou filosofia, mas é a oportunidade e um momento de reflexão para buscar essa mudança, se necessária, dentro de si. 2016, ou qualquer outro número, é apenas uma nomenclatura. Seu ano só vai mudar, se você mudar. 
 
Obrigado a todos que acompanharam este espaço em 2015, e faço votos que continuem lendo o NaTelinha e a coluna “Enfoque NT” em 2016. Até o próximo artigo! 
 
 
Thiago Forato é jornalista, escreve sobre televisão há dez anos e assina a coluna Enfoque NT há quatro, além de matérias e reportagens especiais no NaTelinha. Converse com ele: thiagoforato@natelinha.com.br  |  Twitter: @tforatto
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado