Colunas

'Cão arrependido' ou jogada de marketing? Jangadeiro anuncia retorno ao SBT

Click TV


tvjangadeiro-logo.jpg
Divulgação

Na tarde da última sexta-feira (10), a TV Jangadeiro anunciou uma troca de bandeiras. A emissora, pertencente ao Sistema Jangadeiro de Comunicação, voltará a transmitir a programação do SBT após três anos com a Band, que passará a ser retransmitida pela NordesTV no Ceará.

A simples troca entre as duas emissoras do mesmo grupo poderia ser compreendida como uma “volta do cão arrependido”, uma vez que a Jangadeiro perdeu muito de sua audiência ao trocar o canal da Anhanguera pelo do Morumbi, mas algo mais pode ser tirado dessa dança das cadeiras.

O fato é que, quando trocou o SBT pela Band, a Jangadeiro era vice-líder inconteste de audiência em todo o território cearense e, em uma negociação que à primeira vista poderia denotar desprezo, ofereceu à rede de Silvio Santos espaço em seu novo canal, UHF, ainda sem estrutura, a recém-criada NordesTV.

De vice-líder a lanterna, o SBT amargou índices pífios de audiência na praça cearense, num canal provisoriamente alocado pela TV Bandeirantes Natal e que passou a ser gerado por um transmissor de média potência, limitando ainda mais a área de abrangência da rede em Fortaleza e arredores.

A emissora de Silvio Santos conseguiu, ao longo do tempo e com a estruturação da afiliada, voltar à vice-liderança no estado, mas, objetivo atingido, eis que o Sistema Jangadeiro de Comunicação resolve inverter novamente os papeis.

A volta do SBT à Jangadeiro vem acrescentar audiência e faturamento à rede, uma vez que é a segunda mais forte do Ceará no que diz respeito à programação regional.

Já a ida da Band para a Nordestv vem reestabelecer o canal, que obteve um inegável salto de qualidade nos últimos três anos, em sua posição,

No momento em que a TV Cidade, afiliada da Record no estado desde 1998 e protagonista de uma curiosa "dobradinha" de cabeça de rede nos anos 80 (transmitia a Band durante a semana e o SBT aos domingos), renegocia o contrato de retransmissão com a emissora da Barra Funda, eis que o SJC resolve inverter as suas afiliações.

Para o SBT, voltar a disputar com a Cidade em pé de igualdade é importante, até para ganhar alguns pontos no Painel Nacional de Televisão. Para a Band, a mudança não será assim tão traumática, embora a emissora dos Saad perca os programas regionais de grande audiência da Jangadeiro.

Fica a dúvida: a troca de Band por SBT entre as afiliadas cearenses foi apenas uma mudança que não deu certo ou foi jogada de marketing do grupo para tornar sua então desconhecida emissora mais uma potência no estado?


Apaixonado por televisão, Helder Vendramini pesquisa e estuda esse meio há vários anos e é formado no curso de Rádio e TV. Aqui no site, busca fazer análises aprofundadas dos mais variados temas que envolvem a nossa telinha.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado