Colunas

"Carrossel" e o erro do SBT em reprisar a novela precocemente

Confira análise da coluna "Enfoque NT"


446705542903d96aba26872ef90a5d4b.jpg
Divulgação/SBT

"Carrossel" foi um divisor de águas na dramaturgia do SBT em 2012. Sucesso absoluto desde o primeiro capítulo dando uma audiência inimaginável, e vendendo produtos licenciados de forma desenfreada, a emissora sugou até a última gota da trama.

Personagens todas as semanas em seus programas, inserts na grade, dentro das próprias atrações e chamadas exaustivas. Tudo isso, com um marketing violento contribuiu para o sucesso incontestável.

Após o término, não contente, o SBT resolveu reprisá-la na faixa das 18h30. Não preciso nem dizer o que aconteceu. Tudo terminou com um aviso de que a novela não atinjira as expectativas da direção artística e teria sua reexibição um ano depois. Esta "carência" está terminando, e ao que parece, de fato, a emissora de Silvio Santos estaria planejando sua reprise.

Como já tratado aqui, o horário das 18h30 é bastante difícil. Por lá já passou de tudo: novela, policial, série, filme, game, desenhos, etc. Essa falta de consistência faz com que a faixa não consolide um público. Não há um alvo que o SBT queira atingir. A ordem é fazer disparar e ver o que sucede.

Tendo sua segunda exibição agora, o risco da novela não dar certo é igual ao da última vez. Vai acabar por ser encurtada ao ver seus números distantes de Marcelo Rezende e próximos de José Luiz Datena. O SBT tem um produto bastante poderoso nas mãos, mas usá-lo agora seria desperdício.

#EstáTendoCopa

Decepcionante é a palavra que define bem a festa de abertura do maior evento esportivo do planeta. É uma unanimidade nas redes sociais. No que tange a audiência, nada impressionante: 38 pontos de média para a Globo e 8 na Bandeirantes, no primeiro jogo do Brasil. O que já era esperado.

Outro lado

Em dias de jogo do Brasil, a Globo vai continuar sugando a audiência como sempre, e as outras, brigando por migalhas. A Band, nesses tais dias, se torna concorrente da Record e SBT na briga pelo segundo lugar. Mas, sem ilusão: no dia 14 de julho tudo volta ao normal.

Tenho que falar...

... a música "Copa de Todo Mundo", cantada pela Gaby Amarantos, é o melhor hit dessa Copa.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado