Colunas

Enfoque NT: As tentativas do SBT em fazer sucessos do passado, no presente


ca7d45a1a742ddaa8c2092c7ce2f004f.jpg
Divulgação

O público não é o mesmo de 15, 20 anos atrás. Mas o SBT insiste em resgatar sucessos que marcaram uma época.

Uma atração que pode voltar em 2014 é o "Fantasia", fenômeno do final da décadade 1990, que congestionou linhas telefônicas e obteve grande audiências nas tardes da emissora. Tentaram ressucitá-lo sem sucesso nas madrugadas de 2007, onde perdia até para os programas da Igreja Universal, na Record. Tentou ir para às tardes, onde se consagrou, sem sucesso. Um formato como esse já não cabe mais na televisão aberta. Duvido que volte, mas se voltar, será por pouco tempo.

Neste ano, o SBT também ressuscitou o Bozo, que marcou toda uma geração há mais de 20 anos. Colocaram um palhaço para apresentar desenhos, quando todo mundo sabe que criança quer ver é desenho. Todo mundo sabe, menos quem dirige a emissora. O que aconteceu? O Bozo saiu com a mesma velocidade que chegou. No final das contas, ninguém se deu conta que ele tinha voltado a existir.

Exceções

Como toda a regra, existem suas exceções, como as produções “Carrossel” e “Chiquititas”, que estão sendo bem-sucedidas. Essa última um pouco menos, até por conta de que esteja um pouco cedo para uma releitura da novela. Entretanto, é um sucesso comercial. Não chega mais aos dois dígitos com tanta facilidade, mas supre as necessidades da casa.

Recorde negativo

A nova novela do SBT, “Por ela Sou Eva”, da Televisa, inédita, está em baixa. Já chegou a míseros 2 pontos de média. “Cuidado com o Anjo”, sua antecessora, chegava a 7, 8 pontos. Vai ser difícil emplacar outra novela estrangeira ou qualquer que seja no horário.
 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado