Colunas

Enfoque NT: Xuxa encontra seu formato para os sábados à tarde


d8f0f57ad1b2e1f4d097bfc6d9dd4b6d.jpg
Divulgação/TV Globo

O “TV Xuxa” não teve só essa roupagem atual. O programa estreou em meados de 2005 e ainda era infantil. E diário. A apresentadora já teve outros formatos, que não emplacaram. O “Xuxa no Mundo da Imaginação” começou com mais de 20 pontos em 2002 e terminou com 6, em 2004.

Confesso, nunca fui um baixinho de Xuxa. Muito pelo contrário, ainda fico me perguntando por que tanta idolatria em relação a ela.
 
Toda uma geração cresceu com a Xuxa, e continua fã. Tornou-se um mito e uma figura emblemática da televisão. Até mesmo eu que não sou fã, já escutei e cantei “Ilariê”. Quem nunca? O sucesso que fez em toda a América Latina é impressionante.

Faltava um programa com estabilidade, bom dia e horário e bem produzido, por tudo que ela representa. Aos sábados, uma vantagem: não há concorrentes a altura. Na Record, o desenho megareprisado “Pica-Pau”, no SBT um programa ultrapassado como o de Raul Gil, e na Band, programas esportivos. Nada que ofereça riscos, e que possam manter o título de “rainha dos baixinhos” com tranquilidade.

Relembrando...

O “Conexão Xuxa”, em 2007. Um especial de verão que foi ao ar no final daquele ano e perdeu até para o "Pica-Pau". Investimento milionário em externas, provas, e pouco retorno no que diz respeito aos números do Ibope.

Evoluiu

Demorou, mas Xuxa evoluiu e parou de apresentar programas infantis, depois de Eliana e Angélica. Talvez não tenha sido opção da própria. E sim, do público, já que os números de audiência já não correspondiam como outrora.

Sem dúvida, o “TV Xuxa”, depois de vários ajustes, conseguiu se encaixar em um horário que era ocupado pelo “Caldeirão do Huck”, que por sua vez, substituiu a “Sessão de Sábado”. Filmes, como se sabem, já tiveram seu tempo na televisão aberta e hoje servem apenas como tapa-buraco, praticamente.

 

A coluna Enfoque NT é diária! Confira todos os dias uma crítica diferente sobre o mundo da TV; relembre todas.


Contatos do colunista: thiagoforato@natelinha.com.br - Twitter: @Forato_

 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado