Está bem

Morno, BBB 22 perde só 6% do Ibope do BBB 21

Reality está bem em audiência no Brasil


Tadeu Schmidt sentado no confessionário do BBB 22
Tadeu Schmidt no confessionário do BBB 22 - Foto: Divlgação/Globo

O início do BBB 22 pode parecer complicado aos olhos de parte da audiência, tanto que a atração da Globo, comandada por Tadeu Schmidt, vem sendo alvo de várias críticas na web. Mas no quesito audiência, não se pode reclamar, já que o programa perdeu pouco na comparação com o BBB 21, considerado um dos grandes fenômenos dos últimos anos, quando se pensa em país todo.

Levantamento do NaTelinha com base em dados da Kantar Ibope para o PNT (Painel Nacional de Televisão), a primeira semana do BBB 22 registrou média de 22,6 pontos. Este desempenho é pouco menor que os 23,8 marcados pelo BBB 21 no mesmo período de exibição, ou seja, um recuso de apenas 6%, o que pode ser considerado como uma oscilação negativa devido ao universo do país todo.

O BBB 22 tem sido alvo de críticas por estar morno e ainda não ter pegado no tranco, mas constantemente a atração termina o dia como o principal produto televisivo. Ao se considerar que, atualmente, a Globo está com audiência bem inferior em sua programação do que estava em 2021, os números da temporada atual não pode ser ignorada. Para se ter uma ideia, em 2022, o programa liderou o ranking dos programas mais vistos, superando Um Lugar ao Sol e o Jornal Nacional no PNT. No ano passado, o BBB 21 obteve apenas o terceiro lugar do ranking na primeira semana, com índices menores que os de Haja Coração e de A Força de um Querer.

Apenas para ampliar um pouco a aba de comparativo, em 2020, a primeira semana do reality, ainda antes do início da pandemia, o BBB 20 marcou 21,3 pontos e foi apenas o décimo colocado no ranking da Globo no PNT. Se a disputa fosse com esta temporada, o BBB 22 estaria com um crescimento de 6% de uma atração que demorou para pegar, mas quando foi, caiu nas graças do público e quebrou uma série de recordes.

BBB 22 em SP e no Rio

Morno, BBB 22 perde só 6% do Ibope do BBB 21

Por conta de mudança de critério, em 2022 a Kantar Ibope passou a exibir apenas o resultado do PNT e os de São Paulo e Rio, não liberando os índices das outras treze praças. Numa comparação entre as duas principais do país, nota-se um comportamento completamente diferente do público de cada uma das cidades. Enquanto em SP, o reality recuou, os cariocas estão dando mais audiência.

O BBB 21 terminou a primeira semana em São Paulo com média de 25,4 pontos, enquanto o BBB 22 recuou para 23,8, um recuo de 7% no mesmo período de comparação. Mas no Rio de Janeiro, o Big Brother vencido por Juliette acumou em sua semana inaugural média de 26,4 pontos, enquanto o atual fechou os primeiros dias com 26,7, um pequeno crescimento de 1%.

BBB 22 vai cair?

Morno, BBB 22 perde só 6% do Ibope do BBB 21

A grande dúvida de críticos e especialistas do programa é se a audiência irá permanecer ou mesmo crescer diante do marasmo que vive a casa. Sem muitas brigas e com poucos conflitos, muita gente aposta num recuo de audiência, em movimento semelhante ao que aconteceu com o BBB 19. Terminando a segunda semana, no entanto, não parece ser o caso.

O BBB 22 continua indo bem em São Paulo, principal praça do país, liderando o ranking como o maior Ibope da TV brasileira neste momento. Na comparação com a semana anterior, o reality tem leve variação, embora ainda restem três episódios para avaliar os números consolidados.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado