Reinvindicação

Sindicato dos Radialistas cobra SBT e faz barreira na entrada da emissora

Profissionais da área já haviam sido convocados para uma assembleia no estacionamento do canal

Radialistas se reuniram no estacionamento do SBT na manhã desta sexta-feira (15) - Reprodução
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 15/07/2022 às 14:17:00

Membros do Sindicato dos Radialistas fizeram uma espécie de reinvindicação no estacionamento do SBT na manhã desta sexta-feira (15). Os profissionais barraram a entrada de veículos e de pedestres como forma de protesto contra o não pagamento do dissídio, além de outros problemas, como alteração de contratos de trabalho e horas extras ilegais, segundo o órgão.

Uma publicação feita no Blog dos Radialistas divulga a convocação de uma assembleia proposta pelo Sindicato da área e expõe diversas questões supostamente levantadas por profissionais do canal de Silvio Santos. "Sem assinatura de um acordo coletivo de trabalho e diversos problemas se avolumando para os trabalhadores no SBT, o Sindicato dos Radialistas convoca todos (as) radialistas para participarem de assembleia na próxima sexta-feira (15/07), às 8h30 da manhã", diz o início do texto.

"Há diversos problemas na empresa que vem se avolumando, desde os salários, corroídos pela inflação, os tickets sem reajuste e o caminhão de problemas que descrevemos abaixo", continua a mensagem, que detalha as reclamações dos funcionários.

VEJA TAMBÉM

Funcionários do SBT teriam feito reclamações

Segundo o Sindicato dos Radialistas, um dos motivos que levaram à insatisfação por parte dos profissionais do SBT é a alteração dos contratos de trabalho. "É ilegal. A empresa vem alterando o contrato de trabalho de diversos trabalhadores e quem não aceita é demitido. Sozinhos e de forma individualizada, essa situação não muda", diz o recado.

"Trabalhadores (as) da empresa chegam a fazer 5 horas extras por dia, em desacordo com a saúde dos radialistas e com a legislação trabalhista. A CLT impõe um limite de até 2h extras por jornada de trabalho. O que não vem acontecendo no SBT. Além de extrapolarem o limite, quase que escravizados, os radialistas trabalham além da jornada, com horas extras ilegais e sem um vale refeição. Tá faltando o quê, chicote?", ironiza a publicação, expondo outro problema.

O terceiro tópico descrito é relacionado aos demonstrativos de pagamento. "Mais e mais reclamações chegam ao sindicato porque está sendo impossível retirar os holerites através do portal. Ou dão um jeito nisso, ou comecem a fornecerem holerites impressos", destacam.

"E os chefetes continuam com assédio moral, sem a direção da empresa dar uma solução para esta situação. Mesmo com reclamações, que o Sindicato encaminhou a direção da empresa o problema persiste. Assédio moral é crime. Será que vão acordar quando alguém da direção ser processado por omissão?", diz o último tópico do Blog.

Ainda na mesma postagem, o Sindicato ressalta que já providenciou o protocolo de solicitação de agendamento de reunião para negociar o pagamento dos valores retroativos e avisa que a empresa só tomará previdências se os radialistas se mobilizarem. "A assembleia é uma forma de mobilização, por isso todos devem participar, para garantir que as negociações sobre o acordo coletivo iniciem imediatamente", finaliza a mensagem.

Procurado pelo NaTelinha, o SBT não se manifestou até a publicação da reportagem.



Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS