Publicado em 09/07/2021 às 07:44:00,
atualizado em 09/07/2021 às 09:23:34
A GloboNews está completando 25 anos de sua estreia na televisão brasileira em outubro. Para homenagear a data, o canal de notícias reuniu uma seleção de 25 entrevistas históricas que foram realizadas desde sua criação. O especial, que está sendo exibido no Globoplay, terá na próxima semana o encontro entre o renomado jornalista Mario Sergio Conti com o ativista italiano Cesare Battisti ocorrido em 2014.
Na época, Battisti topou dar sua primeira entrevista para uma TV do Brasil. Depois de algum tempo de negociação, o jornalista conseguiu convencê-lo a falar com exclusividade na estreia do Diálogos com Mario Sergio Conti, que teve cerca de 30 minutos de conversa e inaugurava sua presença na grade da GloboNews em abril daquele ano.
“Conhecia Battisti desde 2007, quando fiz uma matéria sobre a sua prisão no Brasil. Ao longo dos anos, nos encontramos diversas vezes; no Rio, em Brasília, São Paulo, Iguape, Progresso e Embu das Artes. Ele nunca quis aparecer na televisão porque tinha receio. Aceitou ser entrevistado porque só eu faria perguntas”, relembra Conti, em entrevista exclusiva, sobre bastidores desse encontro.
Ao ser questionado sobre o que mais marcou na gravação, o jornalista é enfático: “A resposta taxativa dele: nunca matei ninguém. Jamais dissera isso com tanta clareza. Depois, na prisão, voltou atrás e disse que assassinara com suas mãos”.
VEJA TAMBÉM
Em 1993, Cesare Battisti foi condenado pela justiça italiana por quatro assassinatos no país entre 1977 e 1979. Neste período, o ativista fazia parte da organização Proletários Armados Pelo Comunismo (PAC). Ele se dizia inocente e alegava sofrer de perseguição política. Em 2004 fugiu da Itália com identidade falsa e passou a viver no Brasil. No país ficou por 14 anos como refugiado até dezembro de 2018, quando o presidente Michel Temer assinou um decreto de extradição.
Sobre o que ele sente ao rever a entrevista nessa homenagem da GloboNews, que foi exibida ao vivo na época, Mário Sergio revela: “O sentimento é de espanto com a reviravolta que o caso de Battisti tomou desde essa entrevista. Na época, ele era um homem livre, por autorização do então presidente Lula, que no último dia de seu segundo mandato rejeitou a extradição do ativista para a Itália. Hoje, cumpre pena de prisão perpétua na Itália”.
Para Mario Sergio Conti o encontro com Cesare Battisti no seu primeiro programa na GloboNews serviu para ajudar na formatação do projeto. “A estreia com o Cesare marcou o caminho do programa: entrevista com pessoas que em si são notícia; estão mormente afastadas da tevê; têm novidades para contar e/ou análises inusitadas”, explica o jornalista.
O especial das Grandes Entrevistas é uma das ações para celebrar o aniversário de 25 anos da GloboNews, que será comemorado em outubro deste ano. Já estão disponíveis na Globoplay as entrevistas de Bill Gates, Oscar Niemeyer, Fernanda Montenegro, Dorival Caymmi, Dalai Lama e Jô Soares. O especial, que está sendo exibido semanalmente no Globoplay, estreou no dia 7 de junho, com o encontro exclusivo entre o jornalista Gerson Camarotti e o Papa Francisco, gravada em 2013, durante visita do pontífice ao Rio de Janeiro.
“A importância é enorme. Por cobrir ininterruptamente o que é notícia no Brasil e no mundo. Por dar tempo para que as pessoas mais variadas, de todas posições políticas, expliquem o que pensam e o que fazem”, diz Mario Sergio Conti sobre a importância da GloboNews na TV brasileira.
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web
Um ícone
Comandou o Planeta
Em alta
Estreia
Bombou
Ricardo Rocha
Polêmica
Icônica
Atenta
Bomba
Fuga de público
Polêmica há 20 anos
Novidades
Acontece
Experiente
Ela fica
Oi, sumido
Susto
Café no bule
Saia Justa