Globo

Cerrado brasileiro é o destino do Globo Repórter

Belezas da região ganham destaque no jornalístico

Globo Repórter - Foto: Divulgação
Por Redação NT

Publicado em 26/02/2021 às 15:26:37,
atualizado em 26/02/2021 às 18:29:33

No Globo Repórter desta sexta-feira, dia 26/02, em uma coprodução com a TV Anhanguera, afiliada da Globo em Goiás e no Tocantins, o repórter Fábio Castro percorre florestas e cachoeiras para revelar a beleza da região conhecida como o coração do Brasil.

No Parque Nacional das Emas, diversas espécies, como onças, antas, veados, tamanduás e muitas aves, convivem em uma área preservada. Também abriga milhares de cupinzeiros, de todas as formas e tamanhos. Além de alimentar muitas espécies e de levar a água da chuva para os reservatórios que existem embaixo da terra, eles também proporcionam o espetáculo da bioluminescência, uma luz linda, mas perigosa para os insetos que a conferem de perto. “Presenciamos esse fenômeno que atrai estudiosos do mundo inteiro. Cupinzeiros gigantes iluminados por insetos à noite lembram um prédio com janelas iluminadas. É muito bonito na escuridão do cerrado. Fomos entender porque isso ocorre e descobrimos que é uma forma de sobrevivência”, adianta o repórter.

O programa mostra ainda as águas puríssimas do Rio Formoso num passeio de barco cheio de aventuras. Destaque para as imponentes cachoeiras do cerrado: a cachoeira São Domingos, no município de Piranhas, com 96 metros de queda d’água, altura de um prédio de 32 andares; e a cachoeira Santa Helena, em Caiapônia, se destaca pelo paredão de água; além da cachoeira do Jalapa, formada por paredões e um poço, perfeito para mergulho.

No Parque Nacional da Serra de Caldas a busca foi pelas fontes, de onde brotam águas quentes que se derramam e formam o maior rio de água quente do mundo. Com apenas 12 quilômetros de extensão, o rio tem uma variedade enorme de peixes, mesmo em temperaturas próximas dos 40 graus.

VEJA TAMBÉM

O Globo Repórter vai ao ar logo após mais uma edição do BBB21, começando a partir das 23h35 (horário de Brasília), na tela da Globo.

TAGS:
NOTÍCIAS RELACIONADAS
MAIS NOTÍCIAS