Publicado em 02/04/2024 às 12:25:00
Na tarde de segunda-feira (01), o SBT anunciou o término do contrato com a apresentadora Eliana, após uma parceria de 15 anos. Com sua saída da emissora, ela agora está apta a iniciar negociações com outros canais, alinhando-se à política da Globo, que evita contratar artistas vinculados a outras casas. Conforme apurações do NaTelinha, o relacionamento entre SBT e Eliana vinha se deteriorando nos bastidores nos últimos anos.
A apresentadora demonstrava insatisfação com os cortes no orçamento de produção e na equipe, bem como com a redução salarial que enfrentou. Desde a pandemia, Eliana passou a receber um valor inferior ao de sua contratação inicial na emissora, e parte de sua remuneração é variável, atrelada à receita. Seu programa era um dos maiores faturamentos da grade.
+ Corte bilionário e alto lucro na Globo levaram homem da grana a chefão do Globoplay
+ Telão milionário da Globo não teve impacto e atrapalha a notícia
Fontes ouvidas pela reportagem informaram que o afastamento da apresentadora em momentos cruciais do SBT já havia sido notado por alguns membros da emissora, evidenciando uma questão de relacionamento.
VEJA TAMBÉM
Em agosto de 2023, durante um jantar em celebração ao aniversário do SBT, que contou com a presença de todos os apresentadores, diretores e equipes de produção, Eliana foi a única ausente no evento realizado em um restaurante em São Paulo, justificando sua falta devido a um problema de saúde.
No final do ano, ela também não marcou presença em dois eventos significativos da emissora: a festa de confraternização e o lançamento da nova grade de programação que ocorreu no Circo do Tirú, alegando, neste último, conflitos em sua agenda. Esses sinais foram percebidos.
Nos bastidores do SBT, predomina a convicção de que a apresentadora abandonou a emissora com o propósito de engatar negociações com a Globo. Tradicionalmente, a rede não estabelece comunicação (pelo menos não oficialmente) com artistas que possuam contratos vigentes com outros canais. A Globo nunca efetuou a contratação de um artista que estivesse comprometido contratualmente com outro canal. Recentemente, a Record adotou uma política semelhante.
Assim como todos os apresentadores do SBT, Eliana está cumprindo uma cláusula contratual que exige a notificação de sua saída com 90 dias de antecedência. Por essa razão, ela permanecerá no ar até junho. Outros artistas da emissora também não estão sujeitos a multas por rescisão contratual, sendo necessário apenas o aviso prévio dentro do período estipulado. A Band igualmente adotou esse modelo de contrato.
"SBT, sua diretoria e a Eliana anunciam hoje, de forma mútua e amigável, a decisão da apresentadora de encerrar a sua sólida e bem sucedida parceria profissional com o canal em junho de 2024.
Após quase 15 anos à frente de um programa consolidado e de grande sucesso, Eliana decidiu que era o momento de uma nova fase com outros desafios profissionais, sem jamais esquecer os inúmeros dias de alegria, conquistas e aprendizados vividos na emissora, tanto é que continuará sendo Madrinha do Teleton e faz questão de voltar a emissora para apresentar o programa de arrecadação para a AACD.
Ambas as partes expressam de forma legítima sua gratidão mútua e desejam o melhor para o futuro. O SBT reforça ainda seu carinho e torcida pela apresentadora em quaisquer caminhos que ela pretenda seguir, e informa que as portas sempre estarão abertas para ela.
A carreira de Eliana inicia-se na música, no final da década de 80; em 1991, ela chega ao SBT para comandar programas infantis, e em sua primeira passagem pela emissora, permanece por 7 anos marcando uma geração de telespectadores mirins na TV.
Em 1998, migra para a TV Record ainda comandando infantis, até fazer a transição para o grande público em 2005, no comando de um programa dominical que obteve êxito já em seu início.
O sucesso chamou a atenção de Silvio Santos que a convidou para retornar ao SBT em 2009, estreando um programa que leva seu nome, para toda a família, com quadros diversos, reportagens, diversão e muita emoção.
O programa Eliana comemora 15 anos no ar tendo mostrado a versatilidade da apresentadora, que dentre inúmeras atrações, subiu ao Cristo Redentor, se aventurou por vários estados pelo Brasil e mundo, mostrando sempre informação e cultura (Marrocos, Dubai, Capadócia, Galápagos…), entrevistou as mais importantes celebridades do Brasil e do mundo como Hebe Camargo, Anitta, Sandy, Xuxa, Angélica, Diogo Nogueira, Justin Bieber, Kate Perry, Taylor Swift, Chris Evans (o Capitão America), Antonio Banderas, estrelas da TV, do cinema e o universo digital dos maiores influenciadores.
Os quadros que compuseram e compõem a atração em todos os anos, marcam o público ao levar um conteúdo leve, divertido, e bem familiar . Destacam-se, a competição culinária Minha Mulher que Manda, Beleza Renovada, Quer Casar Comigo, Famosos da Internet - o primeiro quadro de um programa de TV a transportar artistas do universo das redes sociais para a TV aberta - Dia de Sorte, Eliana Visita, Rede da Fama, entre outros.
Nestes 15 anos, Eliana já teve temporadas ao vivo, e se manteve na vice-liderança de audiência, sendo um dos programas de maior repercussão positiva na mídia, com ampla aceitação do mercado publicitário, fruto de uma parceria de sucesso entre a apresentadora, sua equipe de produção e o diretor Ariel Jacobowitz".
Vilã não morreu
Mulheres de Areia: Isaura tem reencontro emocionante com Raquel
Estreou na TV aos 7
Lembra dele? Ex-ator mirim, Matheus Costa virou galã e bomba na web